Mulheres comandam leitura de manifesto brasileiro nos Estados Unidos

Publicado em: 12/08/2022

Ana Alakija

De Boston –  Mulheres residentes nos Estados Unidos estiveram à frente da leitura pública da Carta aos Brasileiros e Brasileiras em Defesa do Estado Democrático de Direito. A carta foi lida em algumas cidades norte-americanas e em alguns momentos, simultaneamente  à leitura feita no largo do São Francisco, em São Paulo.

A  leitura foi coberta pelo Grupo Mulher Brasileira, sediado em Boston, e transmitida ao vivo pelo canal facebook do grupo. Alguns homens também participaram, mas a adesão das mulheres foi expressiva. A facilidade de articulação de mulheres no país estadunidense para a luta de restabelecimento da democracia no Brasil é atribuída principalmente a esse grupo, que vem articulando mulheres brasileiras e dando visibilidade, há 27 anos, as suas questões como imigrantes.

Uma das fundadoras do Grupo Mulher Brasileira, Heloísa Galvão, comanda, junto com Myryam Marques, do Defend Democracy in Brasil, (DDB-NY) o programa de rádio Estação Mulher, que vai ao ar todos os sábados às 11h da manhã (horário de NY) através da rádio The Brazilians Times, uma “rádio de brasileiros feito por brasileiros para brasileiros”.

Direcionado para discutir assuntos vinculados à democracia, o  programa Estação Mulher, amanhã, vai abordar a cobertura nacional da Carta lida por essas e esses residentes organizados em suas comunidades, reafirmando a sua convicção de acreditar que o Brasil deve retornar a sua normalidade democrática.

Gloucester

Natália Campos, uma das articuladoras do DDB-NY e também da leitura nacional do manifesto brasileiro nos EUA, leu a carta em Gloucester,  ato do qual eu também participei. Gloucester é uma das primeiras cidades norte-americanas a serem erguidas. O município está comemorando atualmente seus mais de 400 anos e abriga uma população de três a quatro centenas de brasileiros.

Gloucester foi construída por ingleses, mas foram os portugueses e italianos que desenvolveram a indústria pesqueira que floriu, moldando o município com a alcunha de “o mais antigo porto-pesqueiro dos Estados Unidos”.  A cidade-porto tem hoje uma população de 30.000 residentes com um background étnico diverso: nativos originais da América, italianos e portugueses como predominantes dentre os povos europeus, latino-americanos (incluindo brasileiros), africanos, asiáticos e outros povos do pacífico.

Para Campos, o significado de ter feito a leitura da Carta aos Brasileiros e Brasileiras pelo Estado Democrático de Direito em Gloucester se deve especialmente à importância histórica da cidade sediada num estado tradicionalmente democrata, Massachusetts, e que representa a sólida democracia na nação estadunidense, “num momento em que o Brasil vem sendo dominado pelo extremo fascismo”. A leitura da carta em Gloucester na frente do prédio da Prefeitura e da Câmara Municipal da cidade contou também com a presença do artista plástico e ativista do DDB-NY, Thiago Szmrecsányi.

O ato público nacional foi articulado pelo movimento Defend Democracy in Brazil (DDB-NY) com o apoio de outras organizações, como o Comitê Popular de New Jersey, New York e Pensilvânia,  Brazilian Women’s Group , US-Network For Democracy in Brazil (USNDB) e  Frente Internacional de Brasileiros Contra o Golpe (FIBRA).

As cidades norte-americanas onde as cartas foram lidas são:  Miami, Oklahoma, Gloucester, New York, Boston e Austin.

Ana Alakija é jornalista com Mestrado em História pela Salem State University, Massachusetts