Prorrogadas as inscrições para o Programa Start BSB

Publicado em: 06/09/2020

Foram prorrogadas até 15 de outubro as inscrições para o programa de apoio a startups e projetos inovadores Start BSB. O programa vai oferecer mais de R$ 5 milhões em recursos de subvenção econômica e prevê, para os projetos aprovados, bolsas, capacitações e suporte para o desenvolvimento dos negócios. A iniciativa é do GDF, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), operada pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi).

“Queremos impulsionar a cultura de empreendedorismo inovador no DF e trazer soluções inovadoras e eficientes para as principais demandas regionais. Também pretendemos contribuir para a mudança da matriz de desenvolvimento, para a geração de recursos e ativos e para a fixação de empresas, investidores e recursos humanos qualificados na capital federal. Brasília tem um imenso potencial para inovação e para o empreendedorismo e nosso objetivo é posicioná-la como uma referência nessa área”, afirma o diretor-presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior.

Como funciona

Na primeira fase, os interessados apresentam suas ideias de negócio destacando o problema que pretendem solucionar, a solução proposta, o diferencial inovador frente ao que já existe no mercado e a equipe envolvida. Passam para a segunda fase até 300 propostas, e os selecionados devem, então, elaborar um projeto de empreendimento, detalhando o plano de negócio executivo com o objetivo de demonstrar as chances de a ideia gerar um bom negócio.

A terceira fase – pela qual passam até 200 das propostas ainda em jogo – consiste no desenvolvimento de um projeto de fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto. Ao longo de todas as etapas são oferecidas capacitações para auxiliar o empreendedor na jornada. Ao final, até 50 projetos serão contemplados com até R$ 70 mil em subvenção econômica, R$ 42 mil em bolsas de apoio, acesso a parceiros, networking, capacitações e suporte para acelerar o negócio.

Última chance

A prorrogação das inscrições se dá em função da pandemia, e, diante da situação atual, o cronograma do edital do programa Start BSB passou por reformulações. Por isso, os empreendedores inovadores do DF terão mais alguns dias para desenvolver e trabalhar em suas ideias.

Para quem já submeteu suas ideias, tem coisa boa chegando nesse período: será realizada, nos próximos dias, uma série de eventos e workshops para que os concorrentes possam tirar suas dúvidas, aperfeiçoar os projetos e aumentar as chances de aprovação. Além disso, quem já está inscrito poderá editar as ideias já submetidas quantas vezes quiser até o fim do prazo de inscrições.

Podem participar pessoas físicas, maiores de 18 anos e residentes no DF ou Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride), ou jurídicas, com até 24 meses de criação anterior à data de lançamento do edital.

As inscrições podem ser realizadas até 15/10, no site: https://programastartbsb.com.br/.

Programa Start BSB – Apoio a startups e projetos inovadores para pessoas físicas
As novidades, atualizações e programação dos workshops também podem ser acompanhadas pelo Instagram, nos perfis oficiais do programa (@programastartbsb), da FAPDF (@fapdfoficial) e da Secti (@sectidf).

*Com informações do Parque Tecnológico