Residentes nos EUA celebram 200 anos de Independencia do Brasil

Publicado em: 28/08/2022

Ana Alakija

De Boston – O Museu Cape Ann Museum e a Action Inc estão trabalhando com os membros da comunidade brasileira local em Gloucester, na costa norte de Massachusetts, para celebrar o 200º aniversário da Independência do Brasil.

A celebração acontece hoje, domingo, 28 de agosto (embora a data oficial do Dia da Independência do Brasil seja 7 de setembro) no centro de Gloucester, das 13h às 16h. O evento envolve música, dança, comidas típicas e atividades culturais e cívicas.

O Brazilian Independence Day faz parte da programação dos 400 anos da cidade, que serão comemorados no ano que vem.  O comitê de Diversidade e Equidade do Cape Ann Museum, através do projeto denominado 400+, sugeriu acolher as diversas comunidades que vivem na cidade, apelidada de “o porto marítimo mais antigo da América”. A cidade também ficou famosa atravês do filme “A tempestade”, com George Clooney.

Assim, junto com os descendentes dos nativos americanos originais e os povos que fundaram e habitaram a cidade no passado – ingleses e outros europeus, como italianos e portugueses que desenvolveram a indústria pesqueira, e também afro-americanos – a proposta inclui saudar um grande número de recém-chegados, como latino-americanos, brasileiros, asiáticos e outros povos da África e do Pacífico.

SIGNIFICADO

Esta é a primeira vez que o Dia da Independência do Brasil será comemorado em Gloucester. A cidade abriga uma expressiva comunidade brasileira composta por cerca de trezentas pessoas. No entanto, esse número é maior (mais de 2.000 mil brasileiros) se considerar a população brasileira de residentes em toda Cape Ann, onde a cidade está localizada. Isso inclui as cidades de Rockport, Manchester-by-the-Sea e outras cidades da comunidade de Essex.

A festa é comunitária, sem fins lucrativos e o objetivo, além de saudar a comunidade brasileira, é o de promover a cultura e negócios dos brasileiros. O evento torna-se significativo também pelo fato de que Nova York, tradicionalmente a cidade onde este evento acontece, não vai organizar o Indepence Day este ano. Eventos semelhantes em outras cidades dos EUA em relação à data –como o 27º Festival da Independência do Brasil nos dias 6 e 12 de setembro em Boston- terão que fazer enormes esforços para atender o grande público esperado.

Tudo isso se reúne em Massachusetts, estado tradicionalmente democrático, e quando a data da Independência do Brasil é comemorada este ano pelo momento político do Brasil. Há expectativas em torno das eleições presidenciais que ocorrerão em outubro e um grande debate em torno da democracia.

PROGRAMA

A programação em Gloucester inclui atividades culturais e gratuitas no Cape Ann Museum – Downtown Campus, 27 Pleasant Street – e também na Prefeitura. As atividades incluem:

– Música ao vivo de Vidinha de Balada (Pátio do CAM com DJ Marks;
– Fotografias de Sergio Oshira (em exposição no interior do CAM);
– Uma performance de capoeira do Mestre Chuvisco (Câmara Municipal);
– A apresentação de Jiu Jitsu por Dany da Fitness (Câmara Municipal);
– Vai ter pintura facial e balões (CAM Sculpture Garden).
– Os organizadores convidam: faça sua bandeira do Brasil (CAM Sculpture Garden);

A comida típica será fornecida (à venda) pelo Oliver’s Harbour Restaurant. Mesas comunitárias estarão disponíveis e fornecidas pela Sawyer Free Library, Open Door, Gloucester Education Foundation, North Shore Community Health Center, Schooner Adventure, Gloucester Human Rights Committee e muito mais.

Ana Alakija é jornalista com Mestrado em História pela Salem State University, Massachusetts