Brasileiros nos EUA fazem leitura da Carta em Defesa do Estado Democrático de Direito

Publicado em: 11/08/2022

Ana Alakija

De Boston – Numa ação sincronizada com a leitura da Carta aos Brasileiros e Brasileiras em Defesa do Estado Democrático de Direito, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo, hoje, às 11 horas (horário de Brasília), brasileiros e brasileiros residentes nos Estados Unidos promovem atos de leitura da carta em algumas cidades norte-americanas.

A ação é articulada pelo Defend Democracy in Brazil (DDB-NY) tem o apoio de outras organizações, como o Comitê Popular de New Jersey, New York e Pensilvânia,  Brazilian Women’s Group , US-Network For Democracy in Brazil (USNDB), Frente Internacional de Brasileiros Contra o Golpe (FIBRA) and  Washington Brazil Office.

A Carta será lida em Miami hoje às 10hs (horário de NY) no Pompano Beach, em frente ao Mercado Seabra. Em Oklahoma, no mesmo horário, no Center for Brazil Studies da Universidade de Oklahoma. Às 11h30, será lida em Gloucester, em frente à Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores.

Em New York, o manifesto será proferido às 19h, no The People’s Forum, com análise e microfone aberto para as pessoas que quiserem se manifestar. Em Boston, a carta será lida no Consulado Brasileiro de Boston em horário a ser divulgado. Até o fechamento desta edição outras cidades que acenaram com a leitura pública da carta foram Austin, Washington e Los Angeles.

Postada na Internet há cerca de duas semanas, o manifesto conseguiu mobilizar setores diversos da sociedade brasileira, como protesto e reação imediata aos discursos inflamatórios do presidente da República Jair Bolsonaro, contra o sistema eleitoral, no lançamento de sua campanha de reeleição, em 24 de julho.

O documento alude à carta da Academia de Direito de São Paulo, lida em 1977 pelo professor jurista e renomado Goffredo Telles Junior nas arcadas do largo São Francisco, denunciando, por ocasião da comemoração do sesquicentenário de fundação dos cursos jurídicos no país, o regime de ditadura militar no Brasil, camuflado de revolução.

A iniciativa de estudantes de direito da USP conta com quase 1 milhão de assinaturas, tendo como signatários personalidades do mundo da cultura e das artes, banqueiros, empresários, importantes associações patronais e de trabalhadores e organizações de direitos humanos.

Ana Alakija é jornalista com Mestrado em História pela Salem State University, Massachusetts