A Câmara Legislativa do Distrito Federal acabou de aprovar em segundo turno, o projeto que amplia a oferta de mastectomia através do Sistema Único de Saúde – SUS. O Projeto de Lei 273/2011 de autoria de Eliana Pedrosa (PSD), torna obrigatória a cirurgia plástica reparadora da mama em casos de mutilação decorrentes de tratamento de câncer. O procedimento deve ser realizado na Rede Pública Hospitalar do DF.
A autora da proposta afirma que pretende devolver às mulheres a reintegração do seu aspecto físico. Dados dos Registros de Base Populacional apontam o câncer de mama como a neoplasia mais frequente e primeira causa de morte da mulher brasileira. “O seio representa a característica primordial da identidade feminina, possuindo uma forte carga simbólica de feminilidade, sensualidade e maternidade. Oferecendo à mulher a cirurgia plástica, o poder público resgata sua autoestima”, justificou a deputada em abril, quando protocolou o projeto.
A grande diferença entre a proposta do DF com as já existentes no Brasil é que para a realização da reconstrução das mamas serão utilizadas os meios e técnicas necessárias em todas as suas etapas e especificações cientificas, incluindo a pigmentação em ambas as aréola.
Bazar – A Associação das Mulheres Mastectomizadas “Recomeçar” vai realizar um bazar nos dias 18 e 19 de dezembro e está recebendo doações de todo tipo, que podem ser entregues na SQS 405, Bloco K, apto 204, na Asa Sul.