Câmara em Pauta Deputados do DF aprovam ampliação de mastectomia pelo SUS
Share on facebook
Compartilhar
Share on twitter
Tweetar

Deputados do DF aprovam ampliação de mastectomia pelo SUS

A Câmara Legislativa do Distrito Federal acabou de aprovar em segundo turno, o projeto que amplia a oferta de mastectomia através do Sistema Único de Saúde – SUS. O Projeto de Lei 273/2011 de autoria de Eliana Pedrosa (PSD), torna obrigatória a cirurgia plástica reparadora da mama em casos de mutilação decorrentes de tratamento de câncer. O procedimento deve ser realizado na Rede Pública Hospitalar do DF.

A autora da proposta afirma que pretende devolver às mulheres a reintegração do seu aspecto físico. Dados dos Registros de Base Populacional apontam o câncer de mama como a neoplasia mais frequente e primeira causa de morte da mulher brasileira. “O seio representa a característica primordial da identidade feminina, possuindo uma forte carga simbólica de feminilidade, sensualidade e maternidade. Oferecendo à mulher a cirurgia plástica, o poder público resgata sua autoestima”, justificou a deputada em abril, quando protocolou o projeto.

A grande diferença entre a proposta do DF com as já existentes no Brasil é que para a realização da reconstrução das mamas serão utilizadas os meios e técnicas necessárias em todas as suas etapas e especificações cientificas, incluindo a pigmentação em ambas as aréola.

Bazar – A Associação das Mulheres Mastectomizadas “Recomeçar” vai realizar um bazar nos dias 18 e 19 de dezembro e está recebendo doações de todo tipo, que podem ser entregues na SQS 405, Bloco K, apto 204, na Asa Sul.

(Visited 1 times, 1 visits today)
Share on facebook
Compartilhar
Share on twitter
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03