Câmara Legislativa discute criação da RA do Vale do Amanhecer

Os 42 anos do Vale do Amanhecer foram comemorados com um encontro no Centro Educacional Vale do Amanhecer, na Vila Pacheco, que reuniu moradores, estudantes, professores, lideranças e políticos.

Por iniciativa do deputado Agaciel Maia, a Câmara Legislativa realizou audiência pública na noite desta quarta-feira (09/11) para discutir a criação da Região Administrativa do Vale do Amanhecer com a presença de mais de 250 pessoas. O evento foi presidido pelo deputado Agaciel Maia e contou com a presença de diversas autoridades: os deputados Ailton Gomes, Olair Francisco e Eliana Pedrosa, além do gerente regional do Vale do Amanhecer, Ademar Torres, e dos administradores regionais de São Sebastião, Janine Barbosa, de Santa Maria, Marcinho, e de Planaltina, Nilvan Vasconcelos.

Localizado a 50 quilômetros do centro de Brasília, o Setor Habitacional Vale do Amanhecer, em Planaltina, foi fundado pela caminhoneira e nordestina Neiva Chaves Zelaya, conhecida como Tia Neiva, que chegou ainda jovem na nova capital e, aqui, participou ativamente da construção de Brasília.

Tia Neiva e seu grupo chegaram ao Vale no dia 9 de novembro de 1969. Hoje, o Vale do Amanhecer é uma pequena cidade que abriga cerca de 40 mil pessoas.

Para o deputado Agaciel Maia, “o Governo precisa levar mais escolas, posto de saúde, transporte público, delegacia, policiamento e melhorias para a população. Com recursos próprios, a região poderá se desenvolver e a comunidade ganhar infraestrutura”, argumentou o deputado Agaciel, que lembrou na abertura de seu discurso Tia Neiva. “Assim que cheguei em Brasília, em 74, tive oportunidade de conhecer Tia Neiva e seu trabalho. Conheço hoje várias pessoas daqui e sabemos da necessidade da comunidade se tornar independente, pois o Vale passará a ter orçamento próprio, pelo menos R$ 4 ou R$ 5 milhões por ano, e os moradores terão como cobrar de perto as benfeitorias que precisam”.

Na Câmara Legislativa, o deputado Agaciel Maia apresentou proposta para a criação da Região Administrativa, lembrando que o Vale está completando 42 anos e que muitas outras cidades mais novas já são independentes, como é o caso do Itapoã, Jardim Botânico, Varjão e Vicente Pires. “Hoje quero ouvir a todos, pois a Câmara Legislativa está aqui. Quero conhecer todas as demandas e reivindicações da comunidade para que o Governo possa trazer educação, segurança, saúde e transporte para o local. Temos que investir nos jovens, com cursos técnicos profissionalizantes. Essa é a maneira de não os deixarmos nas ruas, a mercê das drogas. E essa é minha grande bandeira”, ressaltou o parlamentar lembrando a necessidade do Governo investir em cursos para o Menor Aprendiz.

A audiência foi encerrada com o “parabéns pra você” e o corte do bolo.