Projeto da gestão democrática nas escolas chega à Câmara

Publicado em: 06/10/2011

O projeto do GDF que cria a Gestão Democrática nas escolas públicas do Distrito Federal chegou hoje (05) à tarde na Câmara Legislativa, trazido em mãos pelo secretário de Educação, Denílson Bento, que fez a entrega simbólica da proposta aos distritais. Diretores de escolas públicas também acompanharam a solenidade, manifestando apoio à iniciativa defendida no Legislativo pela deputada Rejane Pitanga (PT).

Vários deputados distritais, governistas e de oposição, destacaram a importância do projeto para a melhoria da educação no DF. O presidente da Câmara Legislativa, deputado Patrício (PT), garantiu aos professores que a proposta terá prioridade na tramitação, ressaltando que ele será amplamente debatido pelos distritais, como também pela sociedade, em audiências públicas.

“A gestão democrática vai garantir e fortalecer a democracria nas escolas e precisa, depois de ser discutido no Legislativo, ser apreciado o mais rápido possível”, defendeu Rejane Pitanga. Na mesma linha, o líder do governo, deputado Wasny de Roure (PT), destacou que a chegada do projeto é motivo de “extrema alegria” para a comunidade escolar do DF. O líder do PT, Chico Vigilante, acrescentou que é preciso também assegurar “autonomia administrativa e financeira” para os futuros diretores de escolas.

A deputada Celina Leão (PSD) também manifestou apoio à aprovação do projeto da gestão democrática nas escolas, lembrando que ela já havia cobrado antes o cumprimento da gestão compartilhada. “Mas é preciso que o governo reponha os recursos da Educação que foram remanejados aqui na Câmara Legislativa”, defendeu.

Zildenor Ferreira Dourado – Coordenadoria de Comunicação Social