O STF precarizou a profissão de jornalista,diz Chico

Publicado em: 06/10/2011

O deputado Chico Vigilante, ainda da tribuna elogiou a iniciativa do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que por meio de proposta de emenda complementar (PEC dos jornalistas) defende a volta da exigência do diploma para o exercício da profissão. A PEC foi aprovada em todas as comissões e está pronta para ser votada em plenário. O deputado Paulo Pimenta agora busca o apoio de outros colegas do parlamento, 200 assinaturas para ser encaminhada ao presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS) para priorizar a votação. Paulo Pimenta já conta com 109 assinaturas. Falta o apoio de deputados do Amapá e do Tocantins que ainda não subscreveram a proposta.

Vigilante sugeriu ao deputado Patrício (PT), presidente da Câmara Legislativa, que seja apresentada Moção de apoio à Proposta de Emenda Complementar do parlamentar gaúcho.

Segundo Chico, a reivindicação dos jornalistas é muito justa, uma vez que o profissional passa pela universidade onde se prepara por quatro anos, estuda muito para se capacitar e não é correto nem animador a derrubada do diploma para a categoria.

“O STF é uma instituição pela qual sempre tive muito respeito, mas com esta decisão eu não posso concordar, eles estão errado. Com essa decisão o STF acaba por precarizar a profissão”, diz. E arremata: “Eu faço uma pergunta: será que eles acabariam com o diploma deles? Com o diploma de Direito? Se o diploma para eles é importante para o jornalista também é”.