Programa Cult 22 é homenageado na CLDF

Publicado em: 05/10/2011

Os 20 anos do programa de rock Cult 22 foram comemorados na Câmara Legislativa do DF, nesta terça-feira (04). A sessão solene, de iniciativa do deputado Professor Israel, marcou também a entrega do título de cidadão honorário de Brasília ao jornalista Marcos Pinheiro, um dos fundadores do programa. “É preciso investir na cultura brasiliense, e isso também é feito quando se reconhece pessoas como o Marcos”, apontou o deputado.

O programa é veiculado pela Rádio Cultura FM e desde que entrou no ar, em 1991, é transmitido todas as sextas-feiras. “O Cult 22 abre espaços para novas bandas locais e não deixa morrer o rock de Brasília. Assim, artistas daqui encontram espaço para divulgar o trabalho, o rock brasiliense é valorizado e, muitas vezes, consegue projeção nacional”, defendeu Israel. De acordo com o produtor musical da GRV Produções, Gustavo Ribeiro, o programa recebeu uma homenagem justa, pois valoriza o artista da cidade. “É um exemplo a ser seguido e mostra que é possível conseguir sucesso com a cultura da capital”, disse.

Durante o evento, o deputado afirmou que é preciso investir na cultura de Brasília e, para isso, destinou emenda parlamentar no Plano Plurianual de R$ 6 milhões para a Cultura. “Nossa arte não pode ser ferramenta de segregação social, é preciso investimento para que seja levada a todo DF”, afirmou Israel. “O que faltam são políticas públicas para valorizar o rock, que é a identidade de Brasília”, ressaltou o vocalista da banda Trampa, André Noblat.

O homenageado do dia, muito emocionado, agradeceu o título e o incentivo que o deputado vem dando a cultura. “O rock ainda sofre preconceito e os artistas sofrem com isso. Esse apoio à cultura é também investimento nos artistas locais”, disse Marcos Pinheiro. “Fico feliz por essa homenagem e por ter contribuído de alguma forma para o desenvolvimento da arte no DF. Esse reconhecimento não tem preço, mas vou perseverar no meu trabalho”, concluiu.

Também estavam presentes na sessão solene o jornalista e parceiro do Cult 22, Abelardo Mendes Júnior, a editora do site Rock Brasília, Penny Lane, o músico da Plebe Rude Phillippe Seabra, e a vocalista da banda Lucy and the Popsonics, Fernanda Maia.