Encontro discute obra do educador Paulo Freire

Publicado em: 20/09/2011

Os 90 anos do educador Paulo Freire – que seriam completados ontem, 19 – foram o pretexto para a realização do 1º Encontro Paulo Freire no Distrito Federal, promovido durante todo o dia de hoje (20) pela Câmara Legislativa, para ensejar uma reflexão sobre o passado, o presente e o futuro da educação brasileira e a influência dos métodos educacionais concebidos por aquele que foi seu mais importante pensador.

A homenagem foi do deputado Patrício (PT), também autor da proposta que nomeia Paulo Freire como patrono da educação no DF, pela importância da trajetória que ele exerceu no país, a partir da criação de métodos de alfabetização associados à formação da consciência política.  “Paulo Freire não apenas inovou no campo da educação, como também defendeu a inclusão das pessoas simples no mundo da política”, observou o deputado.

A viúva de Paulo Freire, Ana Maria Araújo Freire – conhecida como Nita Freire -foi a primeira a falar, discorrendo sobre a “Pedagogia dos Sonhos Possíveis”, que, segundo ela, decorre da virtude que têm os seres humanos de projetar e pensar o amanhã. “Paulo Freire acreditava nos homens e mulheres, independentemente de sua classe ou condição, por que tinha uma fé universal no ser humano”, afirmou Nita.

Testemunha privilegiada da obra de Paulo Freire – falecido em maio de 1997 -, Nita discorreu sobre aspectos da vida daquele que está entre os mais importantes autores e pensadores da educação no Brasil e no exterior. Lembrou a vida no exílio, que incluiu passagens por países como Bolívia, Chile, Estados Unidos e Suiça, e a capacidade dele de manter a sintonia com o contexto de origem.

Programação – O encontro foi dividido em blocos, a se realizarem durante todo o dia, até o encerramento, às 18h45, com uma grande ciranda. Assuntos como “Leitura do Brasil, Leitura da Palavra”, pelos professores Marcos Guerra e Erasto Fortes; “Para quebrar a cultura do silêncio”, pelo professor Venício Arthur de Lima; “Direitos Humanos dos Sujeitos Sociais, pela deputada federal Luiza Erundina, estão entre os eventos programados.

Donalva Caixeta Marinho – Coordenadoria de Comunicação Social