Compartilhar
Tweetar

Frente Parlamentar quer reduzir 50% dos acidentes fatais no trânsito

Publicado em: 20/09/2011

A Frente Parlamentar do Trânsito Seguro, lançada nesta segunda-feira (19) à tarde em solenidade no auditório da Câmara Legislativa, pretende reduzir em pelo menos 50% o número de acidentes fatais registrados no DF. O anúncio foi feito pelo deputado Joe Valle (PSB), um dos idealizadores da iniciativa. Ao considerar as estatísticas dos acidentes com vítimas como “terríveis”, o parlamentar destacou que aquela nova Frente Parlamentar “terá que apresentar resultados positivos concretos, com as recomendações que serão encaminhadas ao GDF”. Ele sugeriu ainda a criação de um “Plano Distrital de Metas”.

Valle ressaltou que, do começo do ano até julho, 267 pessoas perderam a vida no trânsito do DF, muitos deles jovens em idade produtiva. O distrital defendeu a necessidade de a sociedade participar das discussões sobre o assunto, enfatizando que a Câmara Legislativa abrirá o debate em audiências públicas.  Representantes de órgãos públicos ligados à área de segurança pública participaram do evento, como também especialistas de trânsito e membros de organizações de familiares das vítimas de trânsito.

O presidente da Comissão de Segurança da Câmara Legislativa, deputado Aylton Gomes (PR), outro membro da Frente Parlamentar do Trânsito Seguro, destacou a importância daquela iniciativa. “Brasília tem dado ao longo dos últimos anos exemplo de um bom trânsito, mas precisamos garantir esforços para reduzir os índices de acidentes e de vítimas”, defendeu o distrital.

Lei Seca – A possibilidade de recusa por parte de motoristas ao teste do “bafômetro” foi criticada pelo representante do movimento das famílias vítimas de trânsito no DF e membro da ONG Rodas da Paz, Pérsio Davison, como uma das medidas que precisa ser corrigida pela sociedade. “O direito de dirigir é uma concessão do Estado e as pessoas não poderiam deixar de provar que estão aptas a dirigir, quando abordadas”, pregou.

O diretor-geral do Detran-DF, José Alves Bezerra, ressaltou que geralmente as pessoas tendem a cometer menos infrações no trânsito quando sentem por perto a presença de viaturas ou policiais. Apesar de frisar que os números de acidentes fatais no trânsito são ainda muito altos, comentou que no DF houve uma “tímida redução” nos últimos meses, em relação ao ano passado.

O secretário de segurança pública, Sandro Avelar, anunciou aos participantes que a sua pasta dará todo apoio à iniciativa dos deputados distritais, em propor medidas para a redução dos acidentes no trânsito. “É uma iniciativa que merece credibilidade”, disse.

O deputado Agaciel Maia (PTC), presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa, elogiou também a criação da Frente Parlamentar e afirmou que será preciso que os distritais garantam disponibilidade financeira e orçamentária para a realização das ações em favor da melhoria do trânsito. “Temos que reduzir ainda mais os nossos índices de acidentes”, defendeu.

Zildenor Ferreira Dourado – Coordenadoria de Comunicação Social
Foto – Fábio Ribas
(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03