A comunicação é o principal instrumento e garantia da democracia moderna, diz Agaciel

Publicado em: 29/10/2011

A Câmara Legislativa do Distrito Federal possui um orçamento para a comunicação no valor de R 8 milhões, a ser aplicado no Jornal, na Rádio e na TV Distrital e na reestruturação do portal da internet, que são instrumentos fundamentais de divulgação das ações da Casa para a população. A Assessoria de Comunicação Social, no entanto, não tem ainda nenhuma definição de como será o funcionamento, nem de que maneira um grupo que conta hoje com cinco jornalistas e quatro fotógrafos – além de quatro profissionais cedidos ou de licença e três em vias de se aposentar – poderá dar conta de todas as demandas.

A equipe possui hoje a mesma estrutura de 1992, quando foi criada, numa época em que não existia computador, internet, nem meios de comunicação próprios para o Poder Legislativo do DF. Na época, o trabalho era realizado em máquinas de escrever e fax, só. Servidores da área informam que, para se adequar aos novos tempos, é necessário contratar e treinar pelo menos o dobro de pessoas atualmente à disposição.  Essas e outras necessidades constam de um plano de comunicação, cujo projeto está pronto, mas que não foi posto em prática.

É bom lembrar que o início das operações da Rádio e da TV e a impressão do jornal são fundamentais não só para dar publicidade à Casa, mas para garantir a transparência necessária e devida à população do Distrito Federal. De acordo com a Coordenadora de Comunicação Social da Câmara Legislativa, Anna Karolina Bezerra, para dar respostas precisas e eficientes às novas necessidades, está sendo realizado um levantamento das demandas de toda a Câmara Legislativa pelo Setor de Recursos Humanos e estudadas alternativas para solucionar as questões mais prementes.

“Sabemos que existe uma carência antiga na Comunicação e a cobrança da equipe por melhoras, mas não existe motivo para ansiedade. Não sabemos ainda quando a Rádio e a TV vão entrar em funcionamento. O jornal ainda está em projeto. O que temos é o portal na internet, que a equipe atual pode manter com a estrutura que já existe”, avisa Anna Karolina Bezerra.

Ela informa que não há previsão de concurso público para a comunicação e que qualquer processo seletivo será dirigido às várias demandas da Câmara Legislativa. “Tentaremos realocar pessoal para atender situações de emergência, mas se necessário for, contrataremos uma empresa para suprir o que faltar. Nesse caso, garantimos que a Assessoria de Comunicação vai participar ditando a linha editorial dos veículos”, justifica.

O deputado distrital Agaciel Maia (PTC), que possuí uma larga experiência de trabalho no Senado Federal e acompanhou todo o processo de construção da Comunicação Social de lá, é um dos maiores defensores da reestruturação do Setor e da contratação de novos profissionais. “É um instrumento fundamental, não só para divulgar o parlamentar, mas para o eleitor conhecer a Câmara Legislativa, saber qual o nosso trabalho, qual a importância do que fazemos”, explica. O deputado é também um defensor do concurso público e defende que ao menos os jornalistas devem ser da Casa, pois a seleção garante profissionais de maior qualidade.

“Além de tudo, não podemos esquecer que a comunicação é o principal instrumento e garantia da democracia moderna. E sei, porque já ouvi de meus colegas, que todos os deputados distritais concordam com isso”, concluiu.

Situação atual

O jornal ainda está no momento de elaboração de seu projeto básico. De acordo com Anna Karolina Bezerra, vai ser algo nos moldes do Jornal da Câmara dos Deputados e do Jornal do Senado, mas ainda não há previsão de conclusão.

A rádio depende da autorização de uma freqüência – que atualmente está em negociação com o Ministério das Comunicações – e a TV está na fase de cotação de preços de equipamentos. “Apesar de ser um processo difícil, é importante destacar que é política da Casa dar a publicidade mais eficaz, mais ampla e que atinja a maior quantidade de pessoas possível. No tempo certo tudo estará concluído”, concluí.

É isso o que todos esperam.