Boston – Um caminhão de LED circulou pelas ruas de Orlando, ontem (domingo, 22) para protestar contra a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro na Flórida e denunciar seus crimes durante seu governo no Brasil. O caminhão circulou nas proximidades da mansão onde Bolsonaro está, e em outras áreas da comunidade brasileira.
“Sem anistia”, “revoke Bolsonaro’s visa”, “Genocida” e “Nossa bandeira jamais será terrorista” eram os dizeres na porta do Encore Resort, na Interstate 4, e na frente da Igreja Batista da Lagoinha, que concentra grupos de extrema direita e dá suporte a família Bolsonaro nos EUA.
Os ativistas, residentes brasileiros na Florida ( Miami, Orlando) também fizeram protesto nas ruas com faixas e bandeiras, enquanto o caminhão circulava pelas ruas de Orlando. Opositores sinalizaram aos moradores que Bolsonaro não é unanimidade por ali.
Mas alguns apoiadores foram hostis ao movimento e o que se viu foi um festival de agressões. Ações como essas não são toleradas nos Estados Unidos e os ativistas estão denunciando publicamente o agressor esperando que a policia de Orlando tome providências. Veja as imagens das agressões aqui
A ação de oposição à presença de Bolsonaro nos Estados Unidos foi organizada por membros da comunidade brasileira na Flórida, do comitê popular de luta da Flórida Central e grupos de outras regiões como Nova York, Boston e Washington DC, entre eles o Defend Democracy in Brazil da Florida e de Nova York, com apoio da organização nacional Defend Democracy in Brasil (USNDB).