Artistas e gestores debatem PL que reconhece Sobradinho como Cidade das Artes

Publicado em: 20/05/2022

A Câmara Legislativa realizou audiência pública, nesta sexta-feira (20), para debater o PL 2.688/2022, que denomina e declara Sobradinho (RA-V), como ”Cidade de Todas as Artes”. O deputado Agaciel Maia (PL), autor do projeto e da audiência, destacou que Sobradinho “respira arte” e tem uma “vocação cultural muito grande”. Ele também frisou a importância econômica do setor para o Distrito Federal: “Cultura precisa ser vista como investimento e não como gasto”.

O objetivo do PL, segundo Agaciel, é ajudar Sobradinho a se tornar em um polo cultural e turístico. “Sabemos que diversão e a arte são essenciais na vida do ser humano. As civilizações mais avançadas foram sempre as que tiveram a arte como prioridade”, salientou o distrital. Ainda de acordo com ele, a cultura tem tido papel fundamental na recuperação psicológica das pessoas no pós-pandemia.

O secretário de Cultura do DF, Bartolomeu Rodrigues, parabenizou o distrital pela “iniciativa oportuna”, frisando que o setor cultural movimenta a economia. “Brasília tem grande vocação porque aqui nós reunimos todas as linguagens culturais de todo o país”. Segundo ele, em 2021 houve o maior investimento no setor de toda a história da Capital. “Brasília, na área cultural, está dando exemplo para o Brasil e com certeza Sobradinho está dando exemplo para o DF”, afirmou.

A subsecretária de Difusão e Diversidade Cultural, Solisângela Montes, contou que os primeiros brincantes do DF surgiram em Sobradinho. “Quando você vai regatar a história da cultura popular no DF, começa lá”, afirmou. Para a gestora, Agaciel é “um dos parlamentares mais comprometidos com a cultura do DF”, destacando o projeto Música na Feira, apoiado pelo distrital e que, segundo ela, beneficiou cerca de 500 artistas de Sobradinho. Para ela, o PL ajudará na implantação de políticas culturais na RA. “Vai facilitar muito e valorizar cada vez mais os artistas maravilhosos e maravilhas que temos naquela cidade”.

O administrador regional de Sobradinho, Abílio Castro, agradeceu Agaciel pela iniciativa. “O PL é tão importante para a nossa cidade, vem fortalecer, conduzir e amparar esses projetos de cultura em Sobradinho”, afirmou. Entre as ações com apoio do deputado, ele destacou a implantação da Feira do Artesanato; a reforma do teatro e a construção do ginásio de esportes. “Quero continuar servindo a nossa comunidade de uma forma ética e democrática para a gente construir dias melhoras para a nossa comunidade”, reforçou.

Para o conselheiro de cultura de Sobradinho, Dorival Brandão, a aprovação do PL contribuirá com o desenvolvimento cultural da RA. Segundo ele, além de ter muito potencial artístico, Sobradinho tem muita mobilização social e se destaca pela participação na política pública de cultura. “Reconhecer o potencial artístico de Sobradinho é fundamental para nós, nos enche de orgulho e nos mantem motivados”, ressaltou.

A relevância do PL também foi destacada pelo premiado cineasta Pedro Lacerda: “O PL é muito importante, aumenta nossa autoestima, melhora nosso dia a dia, vai trazer mais recursos para Sobradinho e para os artistas”.

Mario Espinheira – Agência CLDF