Compartilhar
Tweetar

Plataforma americana identifica robôs subindo hashtags a favor do voto impresso

Publicado em: 02/08/2021

A plataforma americana de monitoramento de contas falsas no Twitter, o Bot Sentinel, identificou que hashtags  usadas por bolsonaristas a favor do voto impresso estavam sendo tuitadas por contas falsas. O apontamento foi feito na madrugada desta segunda-feira, menos de um dia das manifestações pró-governo que ocorreram pelo país, no domingo.

Segundo a plataforma, ao menos 98 tuítes com a hashtag #VotoImpresso foram postados por contas inautênticas. O mesmo número de publicações por perfis falsos foi constatado nas hashtags #VotoAuditavel e #VotoImpressoJa. O Bot Sentinel também apontou que #Bolsonaro2022 e #BolsonaroAte2026 foram tuitadas, respectivamente, 97 e 92 vezes por contas falsas.

Na manhã desta segunda-feira, essas mesmas hashtags estavam no topo do ranking do Bot Sentinel das 20 mais postadas por contas inautênticas. As seis primeiras posições do rol eram ocupadas por assuntos favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) — além dos já citados, havia também a #BrasilPeloVotoAuditavel.

Desde o domingo de manhã, dia em que estavam marcadas manifestações para o voto impresso, o assunto ficou entre os mais comentados no Twitter. Além dos atos nas ruas, a campanha para que haja a impressão de um comprovante do voto nas eleições também aconteceu nas redes. Ao menos 24 estados e o Distrito Federal tiveram protestos.

A pauta do voto impresso é defendida por Bolsonaro, que vem questionando, sem provas, a lisura do processo eleitoral brasileiro. O presidente e seus aliados alegam que voto atualmente não é auditável e pode ser alvo de fraudes. No entanto, desde a implementação da urna eletrônica, não há provas de fraudes nas eleições brasileiras. Tais declarações também são rebatidas por especialistas eleitorais ouvidos pelo GLOBO. Quando o eleitor dá seu voto na urna eletrônica, ele passa por uma certificação digital em um sistema avaliado publicamente antes mesmo da votação.

 

Camila Zarur em o Globo

(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03