Câmara em Pauta Desocupado, Bolsonaro toma multa pela 3ª vez por não usar máscara em São Paulo

Desocupado, Bolsonaro toma multa pela 3ª vez por não usar máscara em São Paulo

Pela terceira vez, o desocupado Jair Bolsonaro foi autuado pelo governo de São Paulo por não usar máscara durante rolezinho de moto em Presidente Prudente, no interior do Estado. O evento em “defesa do governo” que não existe, contou com a presença de outros poucos cidadãos ociosos da cidade. Em resumo: um fracasso!

Além de Bolsonaro, também receberam autuações da Vigilância Sanitária Estadual:

• Tarcísio Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura;
  • General Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional;
  • Luiz Antônio Nabhan Garcia, Secretário Especial de Assuntos Fundiários;
  • Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica;
  • Carla Zambelli, deputada federal pelo PSL-SP;
  • Cezinha de Madureira, deputado federal pelo PSD-SP;
  • Coronel Tadeu, deputado federal pelo PSL-SP.

Segundo o governo paulista, os reincidentes poderão ser multados em até R$ 290,9 mil pelo estímulo e envolvimento em ações de risco à saúde pública. Bolsonaro, Tarcísio, Zambelli, Cezinha, e Coronel Tadeu foram flagrados anteriormente infringindo a mesma lei durante manifestações em junho.

Cada um dos demais está sujeito a multa de R$ 552,71 por descumprimento da legislação que determina o uso da proteção facial em espaços públicos.

“Os autos serão enviados via Correios para cada um e descrevem as normas previstas na lei, citando a necessidade da manutenção das medidas preventivas já conhecidas e preconizadas pelas autoridades sanitárias nacionais e internacionais, como uso de máscara e distanciamento social”, afirmou o governo paulista, em nota.

O uso de máscaras é obrigatório no Estado desde maio de 2020, de acordo com Decreto nº 64.959 e resolução SS 96. Além disso, o Código Sanitário estadual (lei 10.083/1998) define “circunstâncias agravantes” para as infrações aquelas em que se verifica dolo, omissão e reincidência.

MULTAS DE BOLSONARO

As outras duas multas contra Bolsonaro foram aplicadas em:

• 25 de junho – durante ato na cidade de Sorocaba, onde outras 15 autoridades desrespeitam a norma do governo paulista obrigado o uso da máscara;
  • em 12 de junho – na capital paulista, durante passeio com motociclistas nas imediações do Sambódromo do Anhembi.

Poder 360