Tweetar

Audiência debate nome de Luiz Cruls para planetário de Brasília

Publicado em: 12/11/2020

A Câmara Legislativa do Distrito Federal vai debater, em audiência pública nesta sexta-feira (13), às 19h, a denominação do Planetário de Brasília Luiz Cruls ao planetário da cidade, que fica no Eixo Monumental. O evento será transmitido ao vivo pela TV Web CLDF. A autora da proposta (PL nº 818/2019), deputada Arlete Sampaio (PT), destaca que a homenagem ao astrônomo Luiz Cruls integra as celebrações dos 60 anos de Brasília, valoriza a história local e foi uma sugestão de professores de Educação Patrimonial da rede pública de ensino.

A parlamentar lembra que Luiz Cruls foi o astrônomo que chefiou a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil, conhecida como “Missão Cruls”, formada por 21 cientistas, destinada a escolher e demarcar o sítio do futuro Distrito Federal, no fim do século XIX. A missão partiu do Rio de Janeiro, em junho de 1892, rumo ao centro do País. Depois de 5.132 quilômetros percorridos, foi elaborado o Relatório Cruls, considerado o primeiro Estudo-Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) da história.

“Dar o nome de Luiz Cruls ao Planetário de Brasília é uma homenagem mais do que merecida ao homem que desvendou, com precisão e sensibilidade, os caminhos, as belezas e as riquezas naturais da nova capital, antes mesmo que ela existisse”, afirmou Arlete, ao acrescentar que Cruls foi premiado em todo o mundo por suas pesquisas astronômicas, garantindo prestígio internacional ao Brasil nessa área e emprestando seu nome a um cometa e a crateras na Lua e em Marte. Além de homenagear o astrônomo, a nova denominação do planetário associa o nome de Luiz Cruls às temáticas trabalhadas no local, como matemática, física e astronomia, segundo os educadores que sugeriram a proposta à CLDF.

Alteração da nomenclatura

De acordo com a legislação local (Lei nº 4.052/2007), a alteração de nomes de logradouros e monumentos públicos deve ter a anuência da população, consultada mediante audiência pública. A parlamentar está confiante na ratificação da proposta: “Estou certa de que o acréscimo do nome de Luiz Cruls, importante personagem da história da capital, à denominação do Planetário de Brasília é uma iniciativa que terá o apoio unânime da população. É uma justa e oportuna homenagem ao astrônomo que colocou o Distrito Federal no mapa”.

Planetário

Fundado em 1974, o planetário público de Brasília funciona de terça a sexta-feira, de 9h às 21h; aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 20h. O local, projetado pelo arquiteto Sérgio Bernardes, tem uma cúpula de 12,5 metros de diâmetro, onde equipamentos de projeção simulam imagens sobre os fenômenos do universo estudados pela astronomia no teto do recinto. O ingresso para sessões na cúpula, com capacidade para oitenta pessoas, equivale à doação de um quilo de alimento não perecível. Administrado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, o local oferece ao público exposições, oficinas e palestras. A entrada é franca.

Franci Moraes