CLDF sedia entrega do Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos

Publicado em: 28/11/2019

A Câmara Legislativa do Distrito Federal sedia, nesta quinta-feira (28), a entrega do Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos. Ativistas e entidades sociais serão premiados pela atuação em defesa dos direitos de pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade social. O evento será presidido pelo deputado Fábio Felix (PSOL) no plenário da Casa às 19h e terá a presença de convidados como a co-deputada estadual Erika Hilton e o deputado federal David Miranda.

A honraria é uma homenagem à vereadora carioca Marielle Franco, que tinha como principal plataforma a defesa dos direitos das mulheres, da comunidade LGBTQ+, das favelas e na luta contra o extermínio da juventude pobre e negra. Marielle Franco nasceu e cresceu no Complexo da Maré na Zona Norte do Rio de Janeiro. Em 2016, foi eleita, pelo PSOL com mais de 46 mil votos, como vereadora da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, onde atuou como presidente da Comissão da Mulher. Negra, LGBT+, periférica e mãe, ela pautou toda sua atuação política na defesa dos direitos humanos, sobretudo nas comunidades cariocas.

Marielle foi assassinada, junto com seu motorista Anderson Gomes, em março de 2018 quando voltava de uma palestra para o evento “Mulheres Negras Movendo Estruturas”, desde então, sua trajetória tornou-se conhecida e reconhecida internacionalmente. Como forma de homenageá-la, a CLDF criou o Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos que irá reconhecer os premiados por sua atuação aguerrida e corajosa da defesa dos Direitos Fundamentais.