Frente parlamentar da Agricultura será lançada no dia 23 de maio na CLDF

Publicado em: 21/05/2019

No dia 23 de maio, às 10h, no plenário da Câmara Legislativa do DF, será lançada a Frente Parlamentar de Agricultura, Pecuária e Hortifrutigranjeiro do Distrito Federal. A iniciativa é do Deputado Roosevelt Vilela e tem por objetivo fortalecer a área rural e buscar melhorias no que diz respeito ao desenvolvimento e sustentabilidade do setor agropecuário e da área rural.

O Distrito Federal tem cerca de 400 mil hectares de área rural onde vivem aproximadamente 88 mil pessoas. São 19 mil propriedades rurais, caracterizadas pelo desenvolvimento de atividades agrícolas organizadas por Associações de Produtores, Cooperativas, Conselhos de Desenvolvimento Rural Sustentável e Federação da Agricultura e Pecuária do DF.

Segundo o deputado, o setor agropecuário do Distrito Federal é forte e já é referência para todo o país. “Na nossa cidade temos a presença de agroindústrias, empreendimentos ligados ao turismo rural, propriedades de base ecológica e propriedades voltadas à produção de alimentos saudáveis. Além disso, sediamos os ministérios da Agricultura e empresas vinculadas (Embrapa e Conab) que oferecem suporte e tecnologia para a agricultura do país”.

Foram convidados para o lançamento, deputados federais e senadores integrantes das Frentes de Agricultura das duas Casas, deputados distritais, produtores rurais, Secretário de Agricultura do DF, os presidentes da Emater e da Ceasa, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária e representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), entre outros.

Conheça as finalidades da Frente Parlamentar:

1 – Consolidar o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor agrícola, pecuário e da área rural;

2 – Mapear as necessidades do setor produtivo nas diversas RAs;

3 – Criar propostas legislativas que impulsionam o mercado de bens e serviços ligados à agropecuária e ao agronegócio;

4 – Promover o contínuo aperfeiçoamento da legislação de modo a promover o desenvolvimento sustentável da agropecuária em todo DF, influindo no processo legislativo;

5 – Dar suporte ao desenvolvimento agrícola e à capacitação técnica.

5 -Conhecer e auxiliar na divulgação de novos métodos e processos que fomentem a agropecuária;

6 – Promover debates, seminários e outros eventos pertinentes aos temas;

7 – Promover o intercâmbio entre as instituições, visando o aperfeiçoamento das respectivas políticas agropecuárias;

9 – Apoiar as instituições interessadas nos temas, inclusive em questões orçamentárias nos casos das entidades públicas;

10 – Organizar a Agenda Legislativa da Agropecuária Distrital;

11 – Criar canal de informações interativo sobre o andamento dos temas de interesse, discutidos no âmbito da Câmara Legislativa.

Serviço

Lançamento da Frente Parlamentar de Agricultura Pecuária e Hortifrutigranjeiro do Distrito Federal
Data: 23 de maio de 2019
Local: Plenário