Compartilhar
Tweetar

Rede vai criar “Observatório Internacional Da Democracia No Brasil”

Publicado em: 05/12/2018

Por Ana Alakija – A Rede em Defesa da Democracia no Brasil, criada nos Estados Unidos no ultimo fim de semana em Nova Iorque por um grupo de acadêmicos e ativistas brasileiros e não brasileiros aprovou a criação de um Observatório Internacional da Democracia no Brasil. A decisão de criar o Observatório faz parte do conjunto de atividades aprovadas durante a plenária final do evento, que reuniu em torno de duzentos ativistas e acadêmicos na Columbia Law School com o objetivo de criar a rede.

A rede tem o propósito de fortalecer a democracia no Brasil, por conta das incertezas que pairam no ar com a eleição do novo presidente da República, Jair Bolsonaro, a tomar posse no dia 1 de janeiro de 2019, e que tem demonstrado a face da intolerância. O observatório será sediado na Brown University, no estado de Rhode Island e funcionará com atividades que visem fortalecer a democracia brasileira.

O encontro foi aberto pelo professor James Green, da Brown University, que coordenou um painel, tendo a participação de Debora Diniz, antropóloga da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisadora do Anis-Instituto de Bioética e defensora dos direitos humanos; Gladys Mitchell-Walthour, cientista política, especialista em raça no Brasil e presidente da Associação de Estudos Brasileiros  (BRASA); Sidney Chalhoub, professor de história brasileira na Universidade de Harvard; e Alex Main, diretor de política internacional do Centro de Pesquisa Econômica e Política (CEPR) em Washington, DC.

Dentre outras decisões aprovadas no evento estão a criação de um comitê nacional com representantes de grupos afiliados para coordenar campanhas em diversos estados norte-americanos onde residem brasileiros e outras atividades; o estabelecimento de um escritório da rede no Brasil e em Washington, D.C; a organização de um dia nacional de manifestações públicas em memória de Marielle Franco;  e apoio à campanha de petição iniciada pelo Associação de Estudos Brasileiros  (BRASA) em defesa dos direitos humanos e da liberdade acadêmica no Brasil.

Encontro

Duzentos ativistas e acadêmicos se reuniram no sábado, 1º de dezembro, na Columbia Law School para formar uma Rede Nacional nos Estados Unidos pela Democracia no Brasil. Após um longo dia de discussões, o encontro decidiu formar uma rede nacional descentralizada, democrática e apartidária com três objetivos: (1) Educar o público dos EUA sobre a situação atual no Brasil; (2) Defender avanços sociais, econômicos, políticos e culturais progressivos no Brasil; (3) Apoiar movimentos sociais, organizações comunitárias, ONGs, universidades e ativistas, etc., que serão vulneráveis ​​neste novo clima político.

Durante a manhã, após o painel, os participantes se reuniram em grupos de trabalho e sessões plenárias para discutir os diferentes desafios que ameaçam a democracia brasileira. Na sessão da tarde, os participantes dividiram-se em diferentes grupos de trabalho para delinear prioridades e desenvolver estratégias concretas para abordar questões específicas. Ficou reconhecida a interseccionalidade de muitos dos temas em discussão, tais como liberdade acadêmica; Afro-descendentes / raça; economia; Pessoas indígenas; trabalho e trabalhadores; terra e trabalhadores rurais; direito e justiça; LGBTQI +; Lula Livre; meios de comunicação; religião; saúde pública e acesso universal; segurança pública; questões socioambientais; movimentos urbanos; trabalhando com o Congresso; e mulheres.

Visita

Durante os trabalhos de instalação da rede, dois líderes políticos brasileiros, que estavam em Nova York, visitaram o evento: Raul Amorim, membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores e presidente da oposição que desafiou Bolsonaro na segunda rodada das eleições de 2018. Ambos saudaram os participantes e destacaram a importância desse esforço internacional para defender a democracia e os direitos econômicos, sociais, políticos, ambientais e humanos no Brasil.

Por Ana Alakija (www.alaionline.org.br)

 

(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03