Compartilhar
Tweetar

Comissão do Meio Ambiente da CLDF investiga denúncias de que GDF esteja desmatando

Publicado em: 24/04/2012

 

 

Nesta segunda (23) a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Legislativa inspecionou duas áreas que seriam alvo de desmatamento por parte do governo local, para iniciar obras ainda não autorizadas, segundo denúncias de moradores. Os locais seriam uma área próxima ao aeroporto e a que receberá o centro administrativo do GDF, atrás da rodoviária de Taguatinga.

O presidente da comissão, deputado Rôney Nemer (PMDB), esteve nas duas áreas, ouviu associações comunitárias e moradores. Ele indagou os fiscais do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) que acompanharam as inspeções, motivadas por denúncias da Associação Park Way residencial, de que estaria havendo derrubada de árvores na área próxima às concessionárias de veículos do aeroporto.

Já em Taguatinga, a denúncia partiu de chacareiros e produtores da região onde está sendo iniciada a obra de construção do futuro centro administrativo do GDF. O local já está cercado e os chacareiros denunciam derrubada ilegal de árvores, além de alertar para a possibilidade das fundações e dos bate-estacas afetarem uma faixa de nascentes próxima à obra.

Segundo a presidente da associação, Flávia Ribeiro, o local próximo ao aeroporto faz parte da Área de Proteção Ambiental Gama Cabeça de Veado e não deveria sofrer interferências. O local foi terraplanado e ainda há árvores derrubadas. A responsabilidade da obra é da Terracap, que possui uma licença expedida pelo Ibram. “Como expediram uma licença para um setor que ainda não existe e que é um corredor ecológico?”, questiona a presidente da Associação.

Nemer anunciou que convidará o presidente da Terracap, por meio da comissão, para que esclareça a ação da empresa e que irá requerer o processo de licença ambiental. Além disso, a comissão deve enviar ofício solicitando a interrupção imediata das atividades. Na área de Taguatinga, Nemer informou que vai solicitar os processos de licenciamento. "Os fiscais já notificaram o consórcio”, disse. 

(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03