Compartilhar
Tweetar

Deputados do Bloco PT/PRB visitam Estação Ecológica de Águas Emendadas

Publicado em: 23/11/2011

Na manhã da próxima sexta-feira (25), os deputados do bloco PT-PRB farão visita à Estação Ecológica de Águas Emendadas.  O intuito é observar in loco as peculiaridades da reserva, se inteirar das metas e resultados do plano de manejo em andamento e dos desafios enfrentados pela direção da Estação devido ao crescimento urbano, ao parcelamento do solo e à ocupação de áreas próximas com culturas agrícolas e o uso intensivo de fertilizantes.

Anteriormente, com a finalidade de poder contribuir para a sugestão de políticas públicas e legislações pertinentes na área ambiental, o líder do Bloco, deputado Chico Vigilante, já havia solicitado ao Superintendente da Estação, Sr. Pedro Luiz Cezar Salgado, informações detalhadas sobre o número de nascentes hoje existentes no local; a quantidade e qualidade da água captada pela Caesb em mananciais dentro; na área limítrofe; ou próximas à Estação; o número, procedência, extensão e principais resultados de projetos desenvolvidos dentro da Estação por cientistas e estudantes sobre a biodiversidade da fauna e flora locais, além de dados sobre a perda de biodiversidade local.

As informações solicitadas serão entregues aos deputados do Bloco durante a visita.

Águas Emendadas – A Estação Ecológica de Águas Emendadas é uma unidade de conservação localizada no extremo nordeste do Distrito Federal, na Região Administrativa de Planaltina a 38km do centro de Brasília e a 5km de Planaltina.

Com área de 10 mil 547 hectares de visitação controlada, a estação é destinada à proteção do ambiente natural, à realização de pesquisas básica e aplicada em ecologia e à educação conservacionista.

Em 1992 foi declarada pela UNESCO área nuclear da Reserva da Biosfera do Cerrado. O primeiro registro da região foi feito no Relatório da Comissão Exploradora do Planalto Central, Coordenada por Luis Cruls, em 1892.

Ameaças à qualidade da água e à preservação do Cerrado – A ocupação desordenada do solo em suas fronteiras coloca em risco o patrimônio ambiental de Águas Emendadas. Os parcelamentos irregulares e a agricultura intensiva representam pressão intensa para a fauna e a flora da estação ecológica. Igualmente preocupante é que esta situação pode interferir na qualidade da água, no caso de os lençóis freáticos serem contaminados por fertilizantes ou fossas clandestinas. Parte da captação de água feita pela Caesb para o abastecimento de Brasília é realizada dentro dos limites da estação.

Serviço:

Visita a Estação Ecológica de Águas Emendadas

Data: 25 de novembro de 2011

Horário: 10h

(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03