O deputado Olair Francisco (PTdoB) defendeu na sessão Plenária de hoje à tarde (dia 6), uma proposta avançada na área de políticas públicas de comunicação, que passou despercebida para maioria dos seus colegas parlamentares. Ao usar da palavra para defender o combate a grilagem, o parlamentar sugeriu que o GDF adote uma posição de esclarecimento das populações carentes a fim de evitar que pessoas honestas sejam enganadas. “Temos verbas de publicidade que poderiam ser usadas para isso”.
Não temos conhecimento sobre se o GDF tem alguma regulamentação sobre a utilização da Publicidade de Utilidade Pública, mas a sugestão do parlamentar levanta um debate da mais alta relevância, quantos aos gastos com publicidade de utilidade pública, que é diferente da publicidade legal, da institucional e mercadológica.
A Publicidade de Utilidade Pública, é a “publicidade que informa, orienta, avisa ou previne a população no sentido de adotar comportamentos que tragam benefícios reais na melhoria da sua qualidade de vida”. Criada em 29 de maio de 2002, a PUP é um acordo entre o Governo Federal e o Mercado Publicitário (Veja Acordo) que possibilita as instituições públicas de pagar mais barato para veicular este tipo de publicidade. Fica a sugestão.