Câmara em Pauta Isenção do IPVA vai custar mais ao bolso dos brasilienses
Share on facebook
Compartilhar
Share on twitter
Tweetar

Isenção do IPVA vai custar mais ao bolso dos brasilienses


O projeto do Governo do Distrito Federal (GDF) que isenta o consumidor da parcela do  Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)  no ano da compra do veículo zero-quilômetro vem causando polêmica. Na Câmara Legislativa, para onde foi encaminhada a proposta,  a deputada distrital Celina Leão (PRM) propõe emenda, uma vez que o custo do IPVA Zero passa automaticamente para o consumidor, que pagará uma alíquota maior do imposto nos anos seguintes. No setor, lojistas reclamam que a mudança serve para beneficiar apenas as concessionárias, que não terão mais o ônus ao conceder a isenção na compra do carro zero.

“Sou contra a proposta porque tira o custo dos empresários, que já ofereciam essa promoção, para repassar para o consumidor. Se o governo deseja dar  isenção, que seja, de fato, uma isenção e não um repasse, nos anos seguintes, da conta que não foi paga. O IPVA é um imposto caro, mas é bem mais barato que o carro. O governo não pode maquiar esse benefício”, explica a parlamentar.

Segundo o projeto, o brasiliense terá de trocar a gratuidade que as concessionárias concedem hoje por uma elevação da alíquota de 3% para 3,5% do IPVA em três anos. Isso representa, em média, um acréscimo no imposto que pode chegar a 16%, dependendo do modelo do veículo.

Para Celina Leão, todo mundo vai sair perdendo se a proposta for aprovada. “O que ouvimos do GDF era que a isenção seria para segurar as concessionárias aqui, mas segurar por quê? É uma minoria de empresários que é beneficiada, um seguimento específico. Esse projeto precisa ser repensado. A população não pode pagar a conta”, ressalta.


Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br

(Visited 1 times, 1 visits today)
Share on facebook
Compartilhar
Share on twitter
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03