Responsive Ad Slot

TITULO DA CAMPANHA

CUT é homenageada na Câmara

Postado por Simone de Moraes

31/08/2011 9:02


Crédito:

As lutas por melhoria de salário, greves, mobilizações por direitos de organização e expressão, as lutas pela democracia e pela cidadania e a luta pela almejada redução da jornada de trabalho, foram lembradas durante a Sessão Solene em homenagem aos 28 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

A iniciativa partiu da deputada distrital Rejane Pitanga que reuniu sindicalistas, dirigentes sindicais, ex-dirigentes sindicais, trabalhadoras e trabalhadores, presidente e ex-presidentes da maior Central Sindical da América Latina.

A ex-presidenta da CUT e agora deputada distrital Rejane Pitanga, lembrou fatos do chamado “novo sindicalismo” e destacou a importância da Central na construção da democracia no Brasil: “Após anos de ditadura, a CUT surge como uma organização social que passa a lutar por cidadania em várias dimensões e, de seus quadros, saíram grandes lideranças, como o presidente Lula”.

O deputado Chico Vigilante, integrou a primeira diretoria da CUT Nacional e esteve à frente da CUT/DF na época de sua fundação, em 1984, após a primeira greve de vigilantes do DF. O parlamentar ressaltou a necessidade de manter viva a ideologia dos movimentos sindicais. “Precisamos voltar no tempo e saber por quê estamos no movimento sindical. Parece tudo fácil, mas não foi. Temos e tivemos na política diversas lideranças, sendo a maior delas o presidente Lula, mas como consequência do nosso trabalho”, enfatizou.

O secretário de Organização e Políticas Sindical da CUT Nacional Jacy Afonso, reafirmou a importância da consolidação do movimento na busca pela liberdade e autonomia do sindicalismo no Brasil.

“Ainda temos muito que comemorar e mais razões para lutar. Com 28 anos a CUT é uma jovem brasileira, no auge da vida política que trará muitas alegrias à classe trabalhadora brasileira”, finalizou Pitanga.

Apoiaram a iniciativa da parlamentar os deputados, Olair Francisco, Chico Leite e Wasny de Roure.

CUT

A Central Única dos Trabalhadores é uma entidade de representação sindical que tem como fundamentos de sua atuação o compromisso com a defesa dos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora, a luta por melhores condições de vida e trabalho e o engajamento no processo de transformação social e construção de uma sociedade justa, democrática e igualitária. Tem como objetivo integrar, articular e dirigir, numa perspectiva classista, a luta dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiras da cidade e do campo, ativos e aposentados, dos setores público e privado.

Foto: Rinaldo Morelli/CLDF

(Visited 1 times, 1 visits today)