Coordenadora de Comunicação da CLDF pede novamente “Direito de Resposta”

Publicado em: 30/08/2011

A Coordenadora de Comunicação Social da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) Anna Karolina Bezerra acaba de enviar ao Portal Câmara em Pauta, “Nota de Esclarecimento”, na qual contesta informações publicadas no nosso site dia 25 de agosto de 2011, na matéria “Secretário de Transparência vai ter que se explicar na Câmara”.

Anna Karolina recebeu da própria Editora do Câmara em Pauta, a sugestão de enviar a nota de esclarecimento, mas qual não foi a surpresa, ao receber a mensagem, e verificar a forma desrespeitosa (mais uma vez) com que a Coordenadora trata assuntos da alçada da Coordenadoria de Comunicação da CLDF.

Nós do Câmara em Pauta podemos afiançar aos nossos leitores, que nossas informações, não são “mentirosas nem caluniosas” e como permite a Lei, temos todo o direito de preservar nossa fonte. A Coordenadora garante que não houve troca de ofícios, mas o CP avaliza que houve sim, consulta entre as partes.

Na sua contumaz falta de habilidade, a Coordenadora Anna Karolina, ao se dirigir a este veiculo de comunicação, o faz de maneira grosseira e com desprezo, quando poderia elegantemente esclarecer, estabelecendo o dialogo e o respeito com uma colega, e principalmente a consideração e reconhecimento ao trabalho dos profissionais que cobrem a Casa.

No terceiro parágrafo da nota a Coordenadora de Comunicação da CLDF diz que, pela segunda vez, o seu nome foi citado no boletim “sem que a mim fosse dado o direito constitucional do contraditório”. O “contraditório” da Coordenadora é não reconhecer que lhe foi dado o direito de resposta, mesmo que em momento algum tenhamos lhe ofendido ou caluniado, como ela também insinua agora.

O direito de resposta está publicado em nosso site desde a primeira vez, como ela bem lembrou, e agora pela segunda, como sugestão da própria Editora do CP. Mas a Coordenadora continua a nos dar lição de moral dizendo que “princípios do bom jornalismo norteiam a ação de comunicadores que se prezem pela checagem e o relato verídico das informações apuradas”. Se cuidasse mais dos seus afazeres para aprimorar o trabalho que, por ora, está encarregada na CLDF, a Coordenadora, não teria tempo para exercer os maus modos nem fazer avaliações tortas.

É público e notório que a comunicação da CLDF é “obsoleta”, tanto interna como externamente, e que essa falta de política de comunicação prejudica tanto a transparência das ações da casa legislativa, como a imagem dos Deputados, que na maioria das vezes, só chega a “grande” imprensa através de escândalos.

Os jornalistas dos pequenos veículos, com muito esforço e independência, têm prestado relevantes serviços à sociedade, levando informação de qualidade da Casa Legislativa, casa esta, que tem imagem quase fantasmagórica para a maioria da população do Distrito Federal. Produzimos jornalismo sério e comprometido sim, e não arredaremos um milímetro sequer, por força de intimidação, do medo.

Segue nota:

Nota de Esclarecimento

Com relação a informações publicadas no site Câmara em Pauta no dia 25 de agosto de 2011, em referência a esta Coordenadoria de Comunicação Social, esclareço que:

1)      A afirmação acerca de suposta troca de ofícios entre a Secretaria de Comunicação do GDF e esta Coordenadoria é mentirosa e caluniosa.

2)      Não houve qualquer pedido, formal ou informal, da Secretaria de Comunicação do GDF para com a Coordenadoria de Comunicação Social da Câmara Legislativa acerca de qualquer matéria postada no Portal da Casa.

3)      Tive, pela segunda vez, o meu nome citado por este site sem que a mim fosse dado o direito constitucional do contraditório. Volto a ressaltar, como da outra vez em que solicitei a este site direito de resposta, que os princípios do bom jornalismo norteiam a ação de comunicadores que se prezem pela checagem e o relato verídico das informações apuradas.

Atenciosamente,

Anna Karolina Bezerra