Câmara em Pauta Wasny propõe criação de fórum para discutir ensino profissionalizante

Wasny propõe criação de fórum para discutir ensino profissionalizante

Criar um fórum permanente para discutir o ensino técnico e profissionalizante do DF e do Entorno. Essa é a proposta do líder do governo, deputado Wasny de Roure (PT), que já começou a ser debatida com representantes do GDF, do governo federal e da Câmara Legislativa.

O primeiro encontro para tratar do tema ocorreu nesse final de semana, na Secretaria de Educação, quando foi instituída uma comissão para definir os próximos passos da criação do fórum.

O objetivo é promover a capacitação de jovens e inseri-los no mercado de trabalho em seus diversos segmentos, integrando ações com vários setores como educação, agricultura, ciência, tecnologia, turismo e trabalho. O debate propõe identificar o que precisa ser melhorado no universo da educação profissional e tecnológica e nos setores que ele atinge no DF e Entorno.

Deverão compor o fórum líderes de movimentos sociais; dirigentes sindicais e de escolas públicas e privadas que ofertam ensino técnico e profissional; representantes do Executivo e do Legislativo do governo de Goiás e das cidades do Entorno.

A ideia da criação do fórum surgia a partir da realização, em maio, de audiência pública para discutir uma política de ensino técnico para o DF, de iniciativa de Wasny. O debate, realizado na Câmara Legislativa, reuniu no auditório da Casa distritais, representantes do Executivo local e do sistema S, professores e estudantes.

Além do deputado Wasny, participaram do encontro da última semana a secretária de Educação, Regina Vinhaes; os secretários do Trabalho e do Turismo, Glauco Rojas e Luiz Octávio; a subsecretária de Educação Básica, Edileuza Fernandes; o assessor especial da SEDF, Clerton Evaristo; o diretor de Ensino Profissionalizante, Antônio Siqueira; a subsecretária da Secom DF, Ana Paixão; e a subsecretária de Políticas Públicas da Secretaria do Turismo, Ariádne Bittencourt.