Compartilhar
Tweetar

A Marcha das Margaridas

Publicado em: 09/08/2011

Numa iniciativa da deputada distrital Rejane Pitanga, a Câmara Legislativa realizará no dia 11 de agosto às 10h, Sessão Solene de lançamento da Marcha das Margaridas, considerada uma das principais mobilizações do sindicalismo rural brasileiro e do movimento das mulheres.

Como o lema “2011 razões para marchar por desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade”, a marcha tem como objetivos: contribuir para a organização, mobilização e formação das mulheres trabalhadoras rurais, atuar para que as mulheres do campo e da floresta sejam protagonistas de um novo processo de desenvolvimento rural voltado para a sustentabilidade da vida humana e do meio ambiente, dar visibilidade e reconhecimento à contribuição econômica, política e social das mulheres no processo de desenvolvimento rural, propor e negociar políticas públicas para as mulheres do campo e da floresta, além de denunciar e protestar contra a fome, a pobreza e avançar na construção da igualdade para as mulheres.

Na opinião da deputada Rejane Pitanga, a realização da Sessão Solene de lançamento da Marcha das Margaridas, significa dar visibilidade, reconhecimento social e político à maior mobilização de mulheres trabalhadoras rurais do campo e da floresta do Brasil.

Marcha das Margaridas

A Marcha tem esse nome, como uma forma de homenagear a trabalhadora rural e líder sindical Margarida Maria Alves. Ela é um grande símbolo da luta das mulheres por terra, trabalho, igualdade, justiça e dignidade.

Rompeu com padrões tradicionais de gênero ao ocupar por 12 anos a presidência do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoa Grande, estado da Paraíba. À frente do sindicato fundou o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural.

A sua trajetória sindical foi marcada pela luta contra a exploração, pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, contra o analfabetismo e pela reforma agrária. Margarida Alves foi brutalmente assassinada pelos usineiros da Paraíba em 12 de agosto de 1983.

(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03