Direito de resposta

Publicado em: 08/08/2011

O site Câmara em Pauta publicou na última sexta-feira (05), a seguinte matéria: “Coordenadora de Comunicação da CLDF trabalha para o deputado Patrício e não para a Casa”. A matéria foi o resultado da tentativa do nosso repórter Cristiano Carlos, em esclarecer a denúncia da existência de um funcionário fantasma na Coordenadoria de Comunicação da Câmara. Logo que a matéria foi postada, a Diretora Executiva do Câmara em Pauta, Simone de Moraes recebeu e-mail da coordenadora do setor de comunicação institucional da CLDF, Ana Karolina Bezerra, pedindo direito de resposta.

Publicamos aqui a carta, afirmando nosso compromisso com a verdade, e lamentando a forma “deselegante” coma a Coordenadora de Comunicação da Câmara Legislativa, tratou um assunto de interesse de toda comunidade.

Estamos enviando o e-mail para o Departamento Jurídico do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, com a certeza que mais que nunca precisamos estar atentos às atuações na Câmara Legislativa.

Às 22h dessa sexta-feira, 05 de agosto de 2011, antes de encerrar o meu expediente na função de Coordenadora de Comunicação Social da Câmara Legislativa, cargo para o qual fui designada pelo Ato do Presidente nº 630 de 1º de agosto de 2011, publicado na página 16 da edição nº 136 no Diário da Câmara Legislativa em 2 de agosto de 2011, venho esclarecer inverdades publicadas por este sítio envolvendo o meu nome na tarde de hoje. Espero sinceramente que este sítio dê publicidade, na íntegra, aos argumentos que postularei a seguir, respeitando o direito constitucional do contraditório e a base do bom jornalismo, e tendo por referência o seu “slogan” de mostrar a verdade como ela é.

Vejamos:

1) Fui procurada ao longo do dia por inúmeros veículos de comunicação acerca de informações inerentes à Câmara Legislativa, exceto por representantes do sítio “Câmara em Pauta”, sobre quaisquer assunto relativo à Comunicação Social desta Casa de Leis. Não há procuração ou autorização para qualquer pessoa agir ou falar em meu nome, em nenhuma situação. Meus contatos, amplamente divulgados, não têm qualquer registro de chamada referente a este sítio, nem recados ou outra comunicação similar foi registrada para a minha pessoa até o horário em que escrevo esta mensagem.

2) A freqüência e o exercício das tarefas de quaisquer servidores, concursados e/ou comissionados, são atestadas pelo chefe imediato da seção para a qual o funcionário está lotado, sendo ratificada pela chefia superior do setor. Não houve, até esta data, qualquer comunicação de problema envolvendo a minha área de atuação.

3) O exercício do bom jornalismo presume o relato verídico das informações apuradas e os princípios do bom jornalismo norteiam a ação de comunicadores que se prezem pela checagem e pela identificação correta de suas fontes, assim como pelo zelo no bom uso da Língua Portuguesa.

4) Não existe na Casa regra obrigando o ocupante da função de Coordenador de Comunicação Social da Câmara Legislativa a permanecer fixo em qualquer seção da Casa, à disposição daqueles que se dispõem a disseminar inverdades e intrigas, além de se esconder atrás de tais práticas repudiáveis e de interesses obscuros. Como ocupante de função no desempenho da Comunicação Social desta Casa Legislativa, tenho procurado, junto aos deputados, assessores de Imprensa, profissionais que cobrem o cotidiano desta Casa e servidores concursados, auxílio ao bom desempenho da atribuição a que me foi confiada pelo presidente para servir aos 24 integrantes das funções parlamentares da Câmara Legislativa, assim como à sua figura institucional, aliada à minha experiência profissional de mais de uma década no exercício da minha profissão. Repudio veementemente a inverdade e o mau-caratismo daqueles que fazem do bom jornalismo um canal de chantagem e um balcão de negócios.

Atenciosamente,

Anna Karolina Bezerra