Responsive Ad Slot

TITULO DA CAMPANHA

Celina vai apresentar Plano Distrital de Resíduos Sólidos

Postado por Simone de Moraes

23/02/2011 21:03


Crédito:

A deputada distrital Celina Leão (PMN), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa, afirmou hoje (23), durante visita ao Lixão da Estrutural, que vai propor, na sessão desta quinta-feira, a criação de uma Comissão Geral para tratar dos problemas no local. Ao lado de outros seis parlamentares, Celina constatou a precariedade nas condições de trabalho dos catadores de lixo e comprou a briga: “Vou apresentar o Plano Distrital de Resíduos Sóidos já que está previsto em Lei Federal e até hoje, ninguém ousou colocá-lo em prática”.

 

A visita foi acompanhada pelos catadores de lixo da região. Cerca de 10 mil pessoas tiram seus sustentos do Lixão. Uma das reivindicações é que a Estrutural continue sendo sede dos trabalhos destas pessoas, que temem a ida do Lixão para Samambaia. “Samambaia não quer o Lixão, e nós queremos. O lixo movimenta a economia da nossa cidade”, ressaltou um dos catadores. Sensibilizada com o pedido – que é de dez entre dez trabalhadores do lixo -, a presidente da comissão de Direitos Humanos percorreu a área por quase uma hora. Mas se assustou com o que viu.

“As pessoas trabalham sem nenhuma proteção, chega a ser um absurdo ver isso”, comentou Celina. Entre os pedidos dos trabalhadores, máscaras, luvas e leite – alimento que ajuda a desintoxicar o organismo. A região é repleta de gazes tóxicos e os catadores ficam vulneráveis aos perigos da emissão desses gazes. “Em plena capital do país existem pessoas que pedem luva para trabalhar e leite para não morrerem. Não seria nem necessário pedir, é um afronta ao direito à vida”, apontou Celina.

 

A deputada solicitou levantamento do número de pessoas que trabalham no Lixão, principalmente para saber se há crianças. “Há problemas que podem e devem ser combatidos de forma imediata, e a questão do trabalho infantil é uma delas”, Celina. “A curto prazo, precisamos providenciar os equipamentos de trabalho para esses catadores.

 

A Comissão Geral será formada nos próximos dias para discutir os problemas do Lixão e levar, ao Executivo, as soluções possíveis para resolvê-los. Além disso, Celina já pediu que sua equipe técnica trabalhe no Plano Distrital de Resíduos Sólidos, que é previsto em Lei Federal, para garantir ao Distrito Federal os recursos suficientes para levar infraestrutura e melhorias aos catadores do Lixão da Estrutural.

 

Participaram da visita, além dos distritais Benedito Domingos e Celina Leão, os deputados Evandro Garla (PRB), Israel Batista (PDT), Joe Valle (PSB), Luzia de Paula (PPS) e Olair Francisco (PTdoB).

(Visited 1 times, 1 visits today)