Compartilhar
Tweetar

Regiões Administrativas

Publicado em: 27/01/2011

Águas Claras – RA XX

Águas Claras começou a ser construída na década de 90. Hoje, conta com cerca de 808 hectares e está a 20 km do Plano Piloto.

Brasília – RA I

A capital de todos os brasileiros é formada por pessoas vindas de todos os cantos do País. Por isso a cidade é tão rica e diversificada na gastronomia e na cultura.

Brazlândia – RA IV

Com um ritmo de vida interiorana e economia baseada na produção agrícola, Brazlândia está a 59 quilômetros do Plano Piloto.


Candangolândia – RA XIX

A origem da Candangolândia se confunde com o início de Brasília, afinal ela abrigou os pioneiros que trabalharam na construção da cidade.


Ceilândia – RA IX

A primeira vez que um ônibus fez a linha Ceilândia-Plano Piloto foi em 28 de março de 1971, um dia após a chegada da primeira família.

Cruzeiro – RA XI

Pioneiros vindos principalmente do Rio de Janeiro formaram o Cruzeiro. Próximo ao Parque da Cidade Sarah Kubitschek, é sinônimo de qualidade de vida.

Gama – RA II

No Censo Experimental de Brasília de 1959, residiam na futura área do Gama cerca de 1.000 pessoas. Hoje, já são mais de 138 mil.

Guará – RA X

O nome Guará vem do córrego Guará, que corta sua área e que, provavelmente, foi batizado em homenagem ao Lobo Guará.

Itapoã – RAXXVIII

Em 03 de janeiro de 2005 foi criada a Região Administrativa por meio da Lei no 3.527

Jardim Botânico – RA XXVII

Com muito verde, o Jardim Botânico abriga 23 condomínios horizontais que oferecem um alto índice de qualidade de vida.

Lago Norte – RA XVIII

Localizado na Península Norte, o Lago Norte, com suas características singulares, é considerado um dos melhores lugares do DF para se habitar.

Lago Sul – RA XVI

Criado para a moradia dos diretores da NOVACAP, hoje um dos locais mais nobres de Brasília, ainda abriga lindos pontos turísticos como a Ermida Dom Bosco e o Jardim Botânico.

Núcleo Bandeirante – RA VIII

O Núcleo Bandeirante é uma das localidades mais tradicionais do DF, onde está localizado o Catetinho. Inaugurado em 10 de novembro de 1956.

Paranoá – RA VII

Em janeiro de 1957 foi criada a Vila Paranoá. Hoje a Região Administrativa tem o status de maior produtora de feijão da América Latina.

ParkWay – RA XXIV

Criado exclusivamente para fins residenciais, o ParkWay abriga reservas ecológicas de instituições públicas e córregos de suma importância para a região.

Planaltina – RA VI

Os documentos existentes não indicam a data exata da fundação de Planaltina, embora se acredite ser 1790.

Recanto das Emas – RA XV

Na entrada da cidade você encontra o Monumento das Emas, a principal referência que também é um patrimônio e um verdadeiro cartão postal.

Riacho Fundo I – RA XVII

Com uma grande contribuição ecológica, a cidade possui nascentes de diversos córregos, incluindo o próprio córrego Riacho Fundo, que inspirou o nome da cidade.

Riacho Fundo II – RA XXI

Antes um espaço considerado um imenso vazio no cerrado hoje é uma linda cidade. Quem é morador confirma o quanto a cidade já se desenvolveu.

Samambaia – RA XII

Samambaia nasceu para abrigar o alto número de pessoas que migravam de outras partes do país para o Distrito Federal, entre 1989 e 1994.

Santa Maria – RA XIII

Santa Maria é privilegiada pelo rico patrimônio ambiental: nascentes de águas cristalinas, rios alagados e quedas d’água.

São Sebastião – RA XIV

O nome São Sebastião é uma homenagem a um dos primeiros comerciantes a chegar na cidade, “Seu Sebastião”.

SCIA – RA XXV

O Setor Complementar de Inústria e Abastecimento é de importante atividade comercial para o DF que ainda compreende a Cidade do Automóvel e a Estrutural.

SIA – XXIX

Região industrial, comercial e de serviços, com mais de cinco mil empresas instaladas e 80 mil trabalhadores. O setor é resposável por 56% da arrecadação de impostos do Governo do Distrito Federal.


Sobradinho – RA V

Sua localização estratégica, limitada pelo próprio plano urbanístico, garante à cidade a tranqüilidade de um crescimento orientado.

Sobradinho II – RA XXVI

O nome Sobradinho II surgiu devido à sua proximidade com a cidade de Sobradinho, de onde a maioria dos moradores migrou, em busca de melhores condições de habitação.

Sudoeste/Octogonal – RA XXII

Quadras residenciais de alto padrão com espaços destinados ao lazer e entretenimento bem equipados e conservados, além de um comércio completo e instituições de ensino.

Taguatinga – RA III

Taguatinga é dos principais centros comerciais do DF, e é pólo de atração para a população das RAs próximas, com hospitais e shoppings de grande porte.

Varjão – RA XXIII

Nos anos 60 as primeiras famílias chegaram ao Varjão, se dedicando a atividades agrícolas. No início dos anos 90, o GDF fixou a população e iniciou os projetos para a sua implantação definitiva.

Vicente Pires – RA XXX

Uma nova cidade, independente. Vicente Pires, que antes era apenas um bairro de Taguatinga, passa a ter autonomia e um administrador.

(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03