Responsive Ad Slot

TITULO DA CAMPANHA

Em plena pandemia, Bolsonaro inaugura grande exposição com trajes que usou durante a posse.

Postado por Simone de Moraes

8/12/2020 2:46


Crédito:

O relato é da jornalista Fabíola Salani na Revista Fórum: Enquanto os brasileiros enfrentam um recrudescimento da pandemia do coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, inauguraram nesta segunda-feira (7) uma vitrine em que ficarão expostos os trajes que ambos usaram na posse, em 1º de janeiro de 2019.
A cerimônia foi cercada de pompa, dentro do Palácio do Planalto, com direito a discurso de Michelle e descerramento de fita. E ainda foi transmitida ao vivo pela TV Brasil.
A justificativa aparente era divulgar que algumas das peças usadas pelo casal presidencial nas recepções da posse serão leiloados, com renda revertida para obras assistenciais. Mas a informação ficou escondida no discurso que a primeira-dama fez.

E, em meio ao aumento de casos e mortes por Covid-19 no país, nem Bolsonaro, nem Michelle nem Laura, a filha do casal, usavam máscaras no evento. Quando a plateia foi focada, era possível ver que poucos estavam usando o equipamento de proteção, em um ambiente fechado. Na primeira fileira estavam ministros do governo Bolsonaro, muitos que já contraíram o vírus. Todos os auxiliares diretos do presidente estavam sem máscara.
O desrespeito à regra sanitária seguiu ao longo da cerimônia. A esposa de Bolsonaro chamou a estilista responsável pelos trajes que usou na posse e no Itamaraty, Marie Lafayette, e a costureira que os confeccionou, Larissa Silva, para acompanhá-la durante o discurso. Somente a segunda foi de máscara. E, ainda assim, a retirou ao longo dos discursos.

No discurso, Michelle justificou que o vestido em exposição trouxe visibilidade para a comunidade surda do país. Na posse, a primeira-dama fez um pronunciamento em Libras, que foi traduzido para voz por uma intérprete. Ela disse que somente o figurino que usou na recepção do Itamaraty será leiloado.
Bolsonaro também exibiu o alfaiate Santino Gonçalves Filho, que fez e doou o terno de sua posse. Assim como Marie, ele se posicionou ao lado do casal presidencial sem máscara.

O presidente ainda fez propaganda do profissional, dando o endereço de seu ateliê em Brasília e pontuando que o material “é de qualidade”.

A coisa toda não se resumiu ao evento com discursos e aplausos. No final, o mestre de cerimônias convidou a todos os presentes a um coquetel no mezanino do Planalto.

(Visited 1 times, 1 visits today)