Câmara em Pauta Mulheres pressionam deputados para instalar CPI do Feminicídio
Share on facebook
Compartilhar
Share on twitter
Tweetar

Mulheres pressionam deputados para instalar CPI do Feminicídio

Um grupo de mulheres ocupou a galeria do plenário da Câmara Legislativa, nesta terça-feira (29), para cobrar a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Feminicídio. Criada há cerca de 40 dias, a CPI ainda não tem integrantes, os quais já deveriam ter sido indicados pelos líderes de blocos com representação na Casa. Segundo o presidente da CLDF, Rafael Prudente (MDB), uma reunião será convocada ainda hoje para tratar do assunto: “Faremos um apelo para que os líderes indiquem os membros da comissão e que fortaleçam a participação feminina, indicando o maior número possível de mulheres”.

Da galeria, as militantes deram o recado: “A violência contra a mulher não é o DF que a gente quer. CPI já!”. Em resposta, alguns parlamentares manifestaram apoio à instalação do colegiado. “Estamos trabalhando para que aconteça o quanto antes”, disse o líder do governo na Casa, deputado Cláudio Abrantes (PDT).

“A deputada Arlete Sampaio (PT) e eu propusemos a CPI porque esse é um instrumento urgente e forte para responder a uma questão tão séria”, explicou Fábio Felix (PSol). O parlamentar lamentou os 27 casos de feminicídios registrados apenas este ano no Distrito Federal, número que coloca a unidade federativa na 5ª posição entre os estados com os maiores índices. E cobrou a instalação da CPI: “Já se passaram 40 dias, e as indicações dos integrantes não foram feitas. A vida das mulheres é urgente, e essa decisão também precisa ser”.

A deputada Júlia Lucy (Novo) considerou a demora para a indicação dos integrantes do colegiado um “desrespeito com a pauta”. Ela ainda criticou que a aplicação do Regimento Interno varie de acordo com o tema.

Denise Caputo

(Visited 1 times, 1 visits today)
Share on facebook
Compartilhar
Share on twitter
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03