Câmara em Pauta Comitê Internacional "Lula Livre" será lançado hoje nos Estados Unidos
Share on facebook
Compartilhar
Share on twitter
Tweetar

Comitê Internacional “Lula Livre” será lançado hoje nos Estados Unidos

A rede norte-americana pela Democracia no Brasil (US-Network) aderiu à Campanha Lula Livre e lança hoje, 6 de abril, o Comitê Internacional Lula Livre nos Estados Unidos.  O Comitê vai ser lançado em Nova York, durante o evento “The fight to free Lula: A teach in” (Como conquistar a liberdade de Lula). O evento acontece às 18h na sede da organização que coordena o evento, People Forum’s.

O Comitê Lula Livre dos Estados Unidos  é uma iniciativa de diversos grupos de pessoas e organizações que se dedicam ao movimento trabalhista no Brasil e no mundo, entre elas: The United Food & Commercial Workers International Union (UFCW) Global Strategies Office, US Network for Democracy in Brazil (Free Lula Working Group),  Comitê Defend Democracy in Brazil/NY , a US-Network for Democracy in Brazil, a United Automobile Workers , United Steel Workers .

A missão do Comitê é apelar para que a sociedade global entenda claramente que a lei foi usada contra o ex-presidente brasileiro de forma injusta para o seu encarceramento político.  E fazer um chamamento para que a comunidade global “construa estratégias unificadas e aja de forma unida pela liberdade de um dos maiores líderes do nosso tempo”, diz o documento que fundamenta a criação do Comitê.

A iniciativa acontece por ocasião do primeiro ano da prisão política do ex-presidente da República (7 de abril de 2018), quando um grupo de juízes, liderados pelo então juiz Sergio Moro (“agora claramente enviesado, como ministro da Justiça”), condenou Lula a 12 anos de prisão, com base em “ações indeterminadas” e “por acusações de corrupção infundadas que nem sequer fizeram parte do processo judicial”, diz o documento.

“Recentemente, Lula foi condenado pela segunda vez em outro julgamento escandaloso em que o juiz, um substituto de Moro, copiou e colou várias partes do primeiro julgamento, decretando uma vida de fato na prisão para Lula. Muito pouco disso foi denunciado pela mídia convencional” diz o documento em outro trecho.

O documento diz ainda que, apesar da resiliência das pessoas na vigília instalada em frente à Polícia Federal, em Curitiba, onde o ex-presidente Lula tem recebido visitas importantes de celebridades e políticos, das centenas de protestos e de toda uma nação cantando “Lula Livre” em shows, multidões, e no Carnaval, “a realidade que nos foi apresentada até agora, tem sido muito decepcionante, sem esperança em muitos momentos, tal é o inacreditável o comportamento do judiciário e das instituições ‘democráticas’ brasileiras.”

O documento assinala que “somente uma pressão exercida dentro e fora do Brasil, em uma campanha internacional e crescente, poderá trazer a justiça e a liberdade a Lula”.

Protestos e outras atividades serão realizadas neste fim de semana nas cidades de Boston, St. Louis e Nova Iorque, entre varias outras cidades americanas,  organizados por outros grupos que apoiam a rede norte-americana pela democracia no Brasil.

A US-Network é apoiada por vários grupos e organizações formadas por brasileiros e não brasileiros, acadêmicos e ativistas, residentes nos Estados Unidos.

International Press Committee (IPC) constitui um grupo de jornalistas e produtores independentes que apoiam a US-Network https://www.facebook.com/democracybrazil/

IPC trabalha em conjunto com a Rede Defend Democracy in Brazil (RDD) Contatos: (EUA) Ana Alakija ana.alakija@gmail.com  l Ana Paula Vargas paula.vargas@gmail.com (Brazil) Simone de Moraes simonedemoraes2009@gmail.com  l Mery Bahia meryba2222@hotmail.com  (CA) Milla Gentil millagentil@yahoo.com    (Portugal) Maria Alice nareal.alice@gmail.com (Italia) Analu Alakija) analu.alakija@gmail.com

(Visited 1 times, 1 visits today)
Share on facebook
Compartilhar
Share on twitter
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03