Somente nove chefes de Estado e de Governo, dois vice-presidentes, oito ministros de Relações Exteriores e dois dirigentes máximos de organismos internacionais estão confirmados até o momento para participar da posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro, no dia 1º de janeiro.
A informação foi dada hoje (18) pelo chefe do cerimonial do Ministério das Relações Exteriores, Carlos França, em entrevista coletiva para divulgar o esquema de segurança da posse presidencial, que terá eventos no Congresso Nacional, no Palácio do Planalto e no Palácio Itamaraty.
A Casa Branca comunicou ontem (17) que o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, vai chefiar a delegação dos Estados Unidos que representará o presidente Donald Trump na cerimônia de posse de Bolsonaro.
“Na diplomacia, não passamos os nomes de quem nos comunica que vem. É o governo estrangeiro convidado que faz o anúncio”, disse o chefe do cerimonial.
Os convites para a recepção do presidente eleito no Palácio Itamaraty ainda serão enviados. “Prevê-se no Itamaraty a emissão de mil convites com acompanhantes. Então esperamos de 2 mil a 2,5 mil pessoas”, afirmou França.