Grupos de Folia de Reis levam cultura e religiosidade à CLDF

Publicado em: 07/12/2018

A Câmara Legislativa recebeu, na tarde desta sexta-feira (7), a visita de 15 grupos que participam do Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal – Edição 2018. Eles se reuniram na Praça do Servidor para anunciar, por meio de cânticos e melodias, o nascimento do Menino Jesus e a peregrinação dos Reis Magos, causando emoção nos presentes. A visita à CLDF é parte da programação do evento que prossegue até o próximo domingo (9), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

Cada grupo, portando a sua bandeira, mantém viva a tradição centenária que persiste em várias partes do Brasil, mais notadamente na região central. No Distrito Federal, as Folias existem desde a construção de Brasília. Entre os grupos que visitaram a Câmara Legislativa estavam a Folia Irmãos Vieira, do Gama; a Folia de Reis Unidos na Fé, de Planaltina; e o Grupo de Folia de Reis Menino Jesus, de Brazlândia. Além de reisados – como também são chamadas as folias – vindos de cidades mineiras, goianas e até da Bahia. Algumas agremiações são formadas apenas por mulheres e há participação de crianças.

Devoção – Entre os mais entusiastas com as apresentações estava a deputada Luzia de Paula (PSB). “Eu sou uma foliã”, declarou. A parlamentar disse fazer questão de estar ao lado dos grupos de Folia de Reis: “Temos a obrigação de manter viva essa tradição, que remete às nossas raízes e à devoção”. Ela considerou a visita à CLDF “de suma importância”, considerando “além da valorização dessa manifestação cultural e religiosa, o resgate de valores que estão se perdendo num mundo material”.

Na Praça do Servidor da Câmara Legislativa – que integrou o “giro” por órgãos públicos que incluiu, também, a Catedral de Brasília – se apresentaram a Folia de Reis Estrela do Oriente, de Coromandel (MG); a Folia de Reis Devoto dos Magos, de Unaí (MG); a Folia de Reis de Niquelândia (GO); e a Folia dos Reis dos Salvinos, de Vazante (MG). O Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal conta também com barracas de comidas típicas, feira de artesanato, exposição, Presépio, cantorias, benditos, além de rezas e terços à cargo dos foliões.

Marco Túlio Alencar