Serra muda de ideia e é pré-candidato a prefeito de São Paulo

Publicado em: 27/02/2012

“Eu assumo esse compromisso, embora alguns candidatos adversários possam dizer que eu vou sair para me candidatar à presidência da república ou a governador, etc. Não, não vou. Minha determinação meu compromisso é governar SP por quatro anos. Este é o meu compromisso como prefeito, essa é a minha determinação. Isso eu farei, caso seja eleito, durante quatro anos. Estou assumindo o compromisso nos termos que você disse.”

Esta sentença foi proferida por José Serra em 2004, durante um debate entre prefeituráveis de São Paulo, realizado pela TV Record. O apresentador Boris Casoy havia feito a seguinte pergunta: “O senhor aceita assumir neste momento o compromisso de cumprir integralmente o seu mandato na prefeitura e recomendar ao eleitor que se isso ocorrer, o não cumprimento do mandato, não vote mais no senhor?”. Dois anos depois, Serra renunciou e foi concorrer à presidência da república.

Ao que parece, o político mudou de ideia e vai pedir novamente o voto do povo paulistano. Quem afirma é o atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), que afirmou numa visita à zona norte da cidade que "o importante é que o José Serra se definiu. Ele quer ser prefeito de São Paulo. Serra tem um projeto de cinco anos com São Paulo". A decisão teria sido tomada após uma reunião entre Serra, Kassab e o governador do estado, Geraldo Alkmin (PSDB), na última sexta (24).

Kassab aproveitou o ensejo para endossar o apoio de seu partido ao padrinho político e indicou a atual vice-prefeita, Alda Marcantonio, e o atual secretário de Educação, Alexandre Schneider para representar o PSD na composição da chapa. "O verdadeiro aliado é aquele que acredita no candidato e não impõe condições", declarou Kassab.

Prévias – As prévias do PSDB para a prefeitura de São Paulo estão marcadas para o próximo domingo, dia quatro de março e o tucano está articulando sua participação como possível candidato. A decisão teria sido tomada após uma reunião com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito Gilberto Kassab (PSD).

Apesar de ter declarado que não pretende atrapalhar o processo partidário e disputar as prévias com Andrea Matarazzo (secretário estadual de Cultura), Bruno Covas (Meio Ambiente), José Aníbal (Energia) e o deputado federal Ricardo Tripoli, há possibilidade do adiamento das prévias tucanas para a prefeitura paulistana, para que ele possa se inserir no processo de consulta interna.

Caso o candidato tucano seja José Serra, já conta com o apoio do PTB, que desistiria da candidatura própria para apoiar Serra. Já o PPS, que é aliado de todas as horas do PSDB, precisaria retirar a candidatura de Soninha Francine. A dúvida é o entendimento entre DEM e o dissidente PSD.

E a presidência? – Ao comunicar a pré-candidatura de Serra, Kassab disse ainda que, quanto à presidência da República, "essa questão está encerrada na vida do Serra. Ele deixou isso muito claro. Se fosse eleito, seria um grande presidente, mas ele entendeu que deveria abandonar esse projeto".

Por outro lado, nos bastidores o comentário é que a candidatura de Fernando Haddad (PT) sinaliza a possibilidade de antecipar a disputa de 2014, nacionalizando a disputa com o candidato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Confira o vídeo do debate.

Foto, reprodução TV Record.