Câmara em Pauta Câmara recebe exposição de artes plásticas em seu espaço cultural
Share on facebook
Compartilhar
Share on twitter
Tweetar

Câmara recebe exposição de artes plásticas em seu espaço cultural

Até o dia 11 de novembro, a Câmara Legislativa do Distrito Federal abre seu espaço cultural, no salão do plenário, para a exposição “O Realismo Fantástico de Vasconcellos”. Composta por 30 quadros do artista plástico Vasconcellos, mineiro radicado na Dinamarca desde a década de 70, após longa perseguição pelo regime militar. A mostra está aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto finais de semana e feriados. A entrada é franca.

A solenidade oficial de abertura ocorreu na noite desta segunda-feira (17) e contou com a presença do presidente da CLDF, deputado Patrício (PT), do distrital Agaciel Maia (PTC), da deputada federal Erika Kokay (PT/DF), representando a Câmara dos Deputados, do embaixador da França, Yves Saint-Geours, além do próprio Vasconcellos. Na ocasião, o artista doou um de seus quadros para a Câmara Legislativa.

A exposição é resultado do acordo de cooperação técnica realizado em junho deste ano entre a Câmara dos Deputados e a Câmara Legislativa, com o objetivo de propiciar intercâmbio técnico-científico, social, museológico, histórico, artístico e cultural entre as duas casas legislativas.

“Vamos trazer estudantes de escolas públicas para terem a oportunidade de conhecer o trabalho de um artista brasileiro com reconhecimento internacional e conhecer o papel do Poder Legislativo”, ressaltou Patrício.

Ao apresentar a exposição aos convidados, Vasconcellos disse que se sentiu enobrecido com o convite da Câmara Legislativa e comentou a alegria de, sendo um artista radicado no exterior, ver seu trabalho reconhecido em seu país. O artista explicou o simbolismo de algumas de algumas de suas obras. “As mulheres vendadas nos quadros são uma forma de protesto contra o chauvinismo de uma civilização criada pelo homem em que a mulher vive sob censura”.

O Artista – A pintura de Vasconcellos é essencialmente figurativa, com uso de arquétipos e referências a períodos históricos, como a resistência à ditadura franquista na Espanha, e lembranças, tais como a da casa na fazenda de seu avô. O artista imprime uma carga dramática na construção do tema com percepção crítica da realidade, na qual o elemento humano tem papel principal.

Premiado e reconhecido mundialmente, Vasconcellos expõe frequentemente em galerias e museus na Europa e na Ásia. O artista já expôs duas vezes na Câmara dos Deputados. Em 2008, com “O Realismo Mágico de Vasconcellos” e, neste ano,  a mesma exposição agora apresentada na Câmara Legislativa, “O Realismo Fantástico”, porém, com algumas novas colagens e trabalhos em técnica mista, como as séries “Decameron” e “Los Carnavales”.

Serviço

“O Realismo Fantástico”, exposição do artista plástico Vasconcellos.


Local: Salão do Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal
Visitação: de 17 de outubro a 11 de novembro de 2011, de segunda à sexta, das 9h às 18h, exceto finais de semana e feriados. Entrada franca.



Bruno Sodré de Moraes – Coordenadoria de Comunicação Social
Foto: Fabio Rivas
(Visited 1 times, 1 visits today)
Share on facebook
Compartilhar
Share on twitter
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03