Câmara recebe exposição de artes plásticas em seu espaço cultural

Publicado em: 18/10/2011

Até o dia 11 de novembro, a Câmara Legislativa do Distrito Federal abre seu espaço cultural, no salão do plenário, para a exposição “O Realismo Fantástico de Vasconcellos”. Composta por 30 quadros do artista plástico Vasconcellos, mineiro radicado na Dinamarca desde a década de 70, após longa perseguição pelo regime militar. A mostra está aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto finais de semana e feriados. A entrada é franca.

A solenidade oficial de abertura ocorreu na noite desta segunda-feira (17) e contou com a presença do presidente da CLDF, deputado Patrício (PT), do distrital Agaciel Maia (PTC), da deputada federal Erika Kokay (PT/DF), representando a Câmara dos Deputados, do embaixador da França, Yves Saint-Geours, além do próprio Vasconcellos. Na ocasião, o artista doou um de seus quadros para a Câmara Legislativa.

A exposição é resultado do acordo de cooperação técnica realizado em junho deste ano entre a Câmara dos Deputados e a Câmara Legislativa, com o objetivo de propiciar intercâmbio técnico-científico, social, museológico, histórico, artístico e cultural entre as duas casas legislativas.

“Vamos trazer estudantes de escolas públicas para terem a oportunidade de conhecer o trabalho de um artista brasileiro com reconhecimento internacional e conhecer o papel do Poder Legislativo”, ressaltou Patrício.

Ao apresentar a exposição aos convidados, Vasconcellos disse que se sentiu enobrecido com o convite da Câmara Legislativa e comentou a alegria de, sendo um artista radicado no exterior, ver seu trabalho reconhecido em seu país. O artista explicou o simbolismo de algumas de algumas de suas obras. “As mulheres vendadas nos quadros são uma forma de protesto contra o chauvinismo de uma civilização criada pelo homem em que a mulher vive sob censura”.

O Artista – A pintura de Vasconcellos é essencialmente figurativa, com uso de arquétipos e referências a períodos históricos, como a resistência à ditadura franquista na Espanha, e lembranças, tais como a da casa na fazenda de seu avô. O artista imprime uma carga dramática na construção do tema com percepção crítica da realidade, na qual o elemento humano tem papel principal.

Premiado e reconhecido mundialmente, Vasconcellos expõe frequentemente em galerias e museus na Europa e na Ásia. O artista já expôs duas vezes na Câmara dos Deputados. Em 2008, com “O Realismo Mágico de Vasconcellos” e, neste ano,  a mesma exposição agora apresentada na Câmara Legislativa, “O Realismo Fantástico”, porém, com algumas novas colagens e trabalhos em técnica mista, como as séries “Decameron” e “Los Carnavales”.

“O Realismo Fantástico”, exposição do artista plástico Vasconcellos.

Local: Salão do Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal
Visitação: de 17 de outubro a 11 de novembro de 2011, de segunda à sexta, das 9h às 18h, exceto finais de semana e feriados. Entrada franca.

Bruno Sodré de Moraes – Coordenadoria de Comunicação Social
Foto: Fabio Rivas