Mais uma vez o ranking do Adote um Distrital causa polêmica entre os Deputados Distritais. O deputado Chico Vigilante (PT), saiu na frente reclamando da falta de critérios e questionando a confiabilidade do grupo dizendo “não se pode confiar em um grupo que adota a falta de ética e a mentira como princípio”.
Outro deputado que também se pronunciou foi Agaciel Maia. Dizendo-se satisfeito com sua posição no ranking, mas questionando o quesito “moção” em detrimento a atuação dos parlamentares nas Comissões. Ás Comissões, segundo Agaciel, são importantes para o andamento dos trabalhos da Casa, e requer muito tempo e trabalho dos parlamentares, “ e não pode ficar de fora”, disse a titulo de sugestão.
Leia nota do deputado Chico Vigilante.
Ao tomar conhecimento do ranking de fiscalização e participação dos deputados distritais divulgado pelo Adote um Distrital à imprensa, me deparei com números completamente equivocados atribuídos ao meu mandato. Quando o Adote um Distrital surgiu com a bandeira de fiscalizar o Poder Legislativo para prestar contas à sociedade, considerei a iniciativa elogiável. Mas, infelizmente, não é exatamente o que está acontecendo.
Pela segunda vez consecutiva, o Adote um Distrital divulga números errados. A primeira que tratou do comparecimento do parlamentar às sessões ordinárias – eu apareci com 8 ausências. Daquela feita um dos coordenadores do Adote um Distrital procurou minha assessoria de imprensa, que lhe prestou todos os esclarecimentos, inclusive documental. Eu tinha 8 ausências JUSTIFICADAS em decorrência do período que estive internado em decorrência de problemas de saúde, fato, aliás, informado à população por meio de nota. Contudo os documentos foram ignorados.
A publicação divulgada manteve as 8 faltas a mim atribuídas, além de outros erros envolvendo outros distritais. Foi uma chuva de notas de parlamentares por conta dos erros divulgados na lista do Adote um Distrital, inclusive a minha.
Nesse domingo, mais uma vez eles comentem um novo equivoco. Nos números apresentados, a minha produção se limita a duas audiências públicas. ERRADO. TOTALMENTE ERRADO! Segue a lista de produção do meu mandato na Câmara Legislativa – seis comissões gerais e uma sessão solene:
– Comissão geral para discutir alvarás de funcionamento no Distrito Federal;
– Comissão geral para discutir a regulamentação de feiras públicas do DF, sendo que na comissão nasceu a idéia de se fazer uma legislação para regulamentar as feiras, um projeto de lei construído entre o Estado e os próprios feirantes. O projeto de lei em fase de finalização será encaminhado à CLDF nas próximas semanas;
– Comissão geral para discutir a concessão de alvarás às entidades religiosas;
– Comissão geral para debater a construção da nova quadra 500 no Sudoeste;
– Comissão geral para debater Agricultura Familiar;
– Comissão geral para discutir a seguranças privada no Distrito Federal;
– Sessão solene em homenagem ao Dia do Vigilante.
Sinceramente, não sei quais os critérios adotados ou a fonte utilizada e já não acredito no objetivo do trabalho do grupo. Com a alcunha de adotar um parlamentar, infelizmente, os resultados apresentados não têm sido confiáveis. Disse em nota anterior e reafirmo nesta: ANTES DE ADOTAR UM DISTRITAL É PRECISO ADOTAR A VERDADE; A HONESTIDADE. Não se pode confiar em um grupo que adota a falta de ética e a mentira como princípio.
Chico Vigilante
Deputado pelo Partido dos Trabalhadores