Planaltina não é periferia

Publicado em: 23/08/2011

Em pronunciamento na sessão plenária da Câmara Legislativa, na tarde de terça-feira (23), o deputado Cláudio Abrantes usou a tribuna para saudar e parabenizar Planaltina pelo seu aniversário comemorado em 19 de agosto. “Cidade que me acolheu”, frisou o parlamentar, que há 37 anos reside no local.

Na última sexta-feira, Planaltina completou 152 anos de existência, tem, portanto, um século a mais de história do que Brasília e o Distrito Federal. Apesar desse passado, Cláudio Abrantes frisou que há pesquisadores que consideram a cidade ainda mais antiga.

“Há historiadores que defendem que Planaltina existe a 200 anos, a partir de um documento sobre a doação do terreno da Igrejinha de São Sebastião”, argumento o parlamentar.

“Deve lembrar que Planaltina não é periferia, termo às vezes usado de uma forma depreciativa. É claro que não podemos esconder os problemas que a cidade tem”, disse Cláudio Abrantes. O deputado ressaltou que no século 18, a cidade exercia uma importância para toda a região, por ser entreposto de coleta de impostos.

Parte dos problemas que Planaltina enfrenta hoje na área do transporte público, segurança e saúde, analisou Cláudio Abrantes, derivam do crescimento desordenado porque passou a cidade nas últimas décadas.

“Nos anos oitenta, Planaltina tinha 60 mil habitantes, hoje conta com perto de 200 mil”. Apesar desses desafios, Cláudio Abrantes se lembrou do orgulho que os moradores têm das riquezas ambientais e culturais do local.

“É na região de Planaltina que se localiza a Estação Ecológica Águas Emendadas, que dá origem a duas grandes bacias hidrográficas brasileiras”. Destacou também a pedra fundamental. “Fica num local de difícil acesso, mas tem uma visão livre e privilegiada de 360 graus”.

Cláudio Abrantes encerrou o pronunciamento com a declamação do poema “Notícias de Brasília”, de Luís Filipe Quitério. O texto articula as belezas e os desafios do Distrito Federal e de Planaltina.