Compartilhar
Tweetar

GDF lança campanha de prevenção de acidentes com crianças

Publicado em: 30/08/2011

Nesta terça-feira (30), a Secretaria da Criança, em parceria com a Secretaria de Assuntos Estratégicos do Distrito Federal, lança a campanha “Olho Vivo – Pais Prevenidos Evitam Acidentes”. A solenidade de abertura será realizada às 16h30, no Salão Nobre do Palácio do Buriti, com a presença de autoridades e representantes de organizações de defesa dos direitos infanto-juvenis. A campanha começará a ser divulgada esta semana no rádio, na televisão, em pontos de ônibus e em jornais de grande circulação, com o intuito de alertar a população para os perigos dos acidentes domésticos, sobretudo envolvendo crianças pequenas. 

Além da utilização dos espaços midiáticos para a difusão do tema, está prevista para este semestre a realização de palestras em todas as escolas públicas de Educação Infantil do Distrito Federal. Estudantes da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Católica de Brasília (UCB) e da Faculdade de Medicina do Planalto Central (FAMEPLAC) serão responsáveis por promover encontros com pais e professores para debater formas eficazes de prevenção de acidentes. Também foi elaborada para a campanha uma cartilha com ilustrações e linguagem acessível, que será distribuída nas escolas e nos postos de saúde como uma importante ferramenta na conscientização da comunidade.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, os acidentes representam a principal causa de óbitos de pessoas de até 14 anos no Brasil. No total, mais de 5 mil crianças morrem todos os anos. No Distrito Federal, a situação não é diferente. A cada dia e meio, uma criança vem a óbito por ocorrências desta natureza.

A presidente da Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF), Vera Bezerra, ressalta que os índices são muito altos, segundo as pesquisas, mas a situação pode ser ainda mais grave. “Geralmente só é levado em conta o número de mortes, porém a quantidade de sequelas que acontecem por causa dos acidentes é terrível e pode deixar as crianças incapacitadas para o resto da vida”, destaca. Segundo a especialista, queimaduras, afogamentos, quedas, sufocações e envenenamentos estão entre os tipos de acidentes mais comuns que ocorrem dentro de casa, mas a maioria pode ser evitada com procedimentos simples.

Saiba mais:
O dia 30 de agosto foi instaurado pela ONG Criança Segura como o Dia de Prevenção de Acidentes com Crianças, para incentivar instituições a somarem esforços na disseminação de informações sobre a causa. A data estimula o desenvolvimento de ações em todo o País que promovam o diálogo a respeito do tema, com o objetivo de garantir um ambiente seguro e saudável para as crianças.
(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03