Câmara em Pauta GDF lança campanha de prevenção de acidentes com crianças
Share on facebook
Compartilhar
Share on twitter
Tweetar

GDF lança campanha de prevenção de acidentes com crianças

Nesta terça-feira (30), a Secretaria da Criança, em parceria com a Secretaria de Assuntos Estratégicos do Distrito Federal, lança a campanha “Olho Vivo – Pais Prevenidos Evitam Acidentes”. A solenidade de abertura será realizada às 16h30, no Salão Nobre do Palácio do Buriti, com a presença de autoridades e representantes de organizações de defesa dos direitos infanto-juvenis. A campanha começará a ser divulgada esta semana no rádio, na televisão, em pontos de ônibus e em jornais de grande circulação, com o intuito de alertar a população para os perigos dos acidentes domésticos, sobretudo envolvendo crianças pequenas. 

Além da utilização dos espaços midiáticos para a difusão do tema, está prevista para este semestre a realização de palestras em todas as escolas públicas de Educação Infantil do Distrito Federal. Estudantes da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Católica de Brasília (UCB) e da Faculdade de Medicina do Planalto Central (FAMEPLAC) serão responsáveis por promover encontros com pais e professores para debater formas eficazes de prevenção de acidentes. Também foi elaborada para a campanha uma cartilha com ilustrações e linguagem acessível, que será distribuída nas escolas e nos postos de saúde como uma importante ferramenta na conscientização da comunidade.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, os acidentes representam a principal causa de óbitos de pessoas de até 14 anos no Brasil. No total, mais de 5 mil crianças morrem todos os anos. No Distrito Federal, a situação não é diferente. A cada dia e meio, uma criança vem a óbito por ocorrências desta natureza.

A presidente da Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF), Vera Bezerra, ressalta que os índices são muito altos, segundo as pesquisas, mas a situação pode ser ainda mais grave. “Geralmente só é levado em conta o número de mortes, porém a quantidade de sequelas que acontecem por causa dos acidentes é terrível e pode deixar as crianças incapacitadas para o resto da vida”, destaca. Segundo a especialista, queimaduras, afogamentos, quedas, sufocações e envenenamentos estão entre os tipos de acidentes mais comuns que ocorrem dentro de casa, mas a maioria pode ser evitada com procedimentos simples.

Saiba mais:
O dia 30 de agosto foi instaurado pela ONG Criança Segura como o Dia de Prevenção de Acidentes com Crianças, para incentivar instituições a somarem esforços na disseminação de informações sobre a causa. A data estimula o desenvolvimento de ações em todo o País que promovam o diálogo a respeito do tema, com o objetivo de garantir um ambiente seguro e saudável para as crianças.
(Visited 1 times, 1 visits today)
Share on facebook
Compartilhar
Share on twitter
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03