Espaço abandonado em Ceilândia transforma-se em ponto de arte

Publicado em: 28/07/2011

 

A Secretaria da Juventude promove, no próximo domingo (31), a revitalização visual da obra inacabada localizada na QNN 13, apelidada como Castelo de Grayskull, às 10h. A iniciativa busca recuperar o espaço que ficou conhecido como “Cracolândia”.

A atividade é uma ação da Sejuv e a Administração de Ceilândia. Essa importante parceria pretende ocupar o espaço, onde dezenas de usuários fixaram moradia e levaram insegurança aos moradores da região. O objetivo é também preparar o local para receber uma tenda de circo, onde acontecerão diversas atividades culturais para a comunidade, como cinema para os alunos do ensino fundamental e médio, oficinas de teatro, grafite, brake e palestras de prevenção contra as drogas e doenças sexualmente transmissíveis.

Segundo o secretário de Juventude, Fernando Nascimento, o espaço servirá como ambiente de ressocialização e conscientização. “Os jovens vão encontrar aqui uma oportunidade de aprender sobre arte, dança, e temas mais abrangentes como o bom convívio longe das drogas e o crime.” Afirma Nascimento.

No domingo, ao longo do dia, acontecem atividades musicais com grandes nomes do Hip Hop de Brasília, em especial de Ceilândia. Personalidades como Japão do Grupo Viela 17, Djs Jamayka, Raffa Santoro e Duck Jay, o rapper Marquinhos do Grupo Tropa de Elite, grupo Atitude Feminina e tem também o rock com a banda Os Cabeloduro, além de outros. O grafite ficará por conta do grafiteiro Satão do DF Zulu Brakers.

Castelo de Grayscull

A base começou a ser erguida para uma garagem de ônibus, há 10 anos, mas, à época, os moradores da região alegaram que o trânsito dos coletivos tiraria a qualidade de vida do bairro. A obra não saiu do papel e o dono não deu outra destinação até hoje.

Artigos relacionados