Ministra acredita na aprovação da Comissão da Verdade

Publicado em: 02/05/2011

Do Globo – A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, está otimista em relação a aprovação da Comissão da Verdade. Na tarde desta segunda-feira Rosário reuniu-se com o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), e, após o encontro, disse ao GLOBO que acredita na aprovação da comissão ainda neste primeiro semestre.

INFORMAÇÕES:

Ministra Maria do Rosário quer diálogo com ex-agentes da repressão

A ministra já teve encontros até com líderes da oposição, caso de Antônio Carlos Magalhães Neto (BA), líder do DEM, que é favorável ao projeto. Rosário já fez contato com o líder do PSDB, Duarte Nogueira (SP), e aguarda retorno.

– É uma romaria mesmo, de gabinete em gabinete, e a receptividade está sendo muito positiva. A Comissão da Verdade hoje está sendo discutida por diferentes partidos e o importante é transformar esta numa questão de Estado e não de governo – disse Maria do Rosário.

No início de março, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, reuniu-se com cinco líderes da oposição, no Ministério da Defesa, e obteve dessas lideranças o compromisso da discussão do tema em seus partidos. ACM Neto já declarou ser a favor do projeto e está convencido de que as divergências entre os militares com o setor dos direitos humanos cessaram com o fim do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

– Sou simpático ao projeto agora porque é fruto de uma discussão equilibrada e de um entendimento. E não é como antes (se refere ao período de Paulo Vannuchi na Secretaria de Direitos Humanos), quando o que ocorria era a tradução de um conflito – disse ACM Neto.