E a dupla Ben-Bem, vai se dar bem?

Publicado em: 12/05/2011

Dois deputados que teoricamente deveriam estar com a “corda no pescoço”, Benício Tavares (PMDB), e Benedito Domingos (PP), estão sendo acusados por diversos crimes, porém os dois parlamentares voltaram a dar o ar de suas graças, esta semana, na Câmara Legislativa.

Nesta segunda-feira (9), o Ministério Público do Distrito Federal denunciou Benedito Domingos por formação de quadrilha, tráfico de influência, prevaricação, corrupção ativa e passiva, entre outros crimes. Benedito Domingos, que corre o risco de ter o mandato cassado, tem foro especial e o processo dele tramitará no Conselho Especial do Tribunal de Justiça do DF. Mesmo diante das denúncias, o deputado, não se licenciou, e continua atuando normalmente.

Já Benício Tavares (PMDB), ao final de abril, teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral, acusado de captação ilícita de votos, e abuso de poder econômico. Só que o parlamentar foi “agraciado” por uma liminar que suspendeu a cassação, e nesta quinta-feira, voltou ao trabalho.

Diz ser um princípio de ética, o parlamentar se afastar do cargo, quando está sendo investigado, para haver mais isenção nos processos. Culpados ou não, os processos continuam em tramitação, e os deputados, aptos ou não, continuam representando a sociedade.