Compartilhar
Tweetar

Leão promete recursos para o Elefante Branco

Publicado em: 26/04/2011

Ao lado de alunos e ex-alunos, professores e ex-professores, diretores e ex-diretores, servidores e ex-servidores do Centro de Ensino Médio Elefante Branco, a deputada distrital Celina Leão (PMN) comemorou hoje (25) os 50 anos da instituição em sessão solene que aconteceu no próprio colégio, na 908 Sul. A escola, que nasceu junto com a Capital Federal, é conhecida por promover um ensino de qualidade e ganhou destaque por estar entre as melhores do País. Segundo a parlamentar, é preciso mais atenção dos governantes com as instalações da escola que, promessa feita, receberá recursos de emendas do Orçamento por parte dos deputados a pedido da distrital.

Durante o evento, a deputada Celina lembrou a importância do Elefante Branco e ressaltou que a instituição foi cenário da materialização dos ideais de educação do educador Anísio Teixeira, criador do conceito de Escola Nova, que ao invés de priorizar a memorização e a decoreba, privilegiava o pensamento crítico e o desenvolvimento intelectual. “Essa escola tem uma história que se cruza com a própria história da nossa capital. Nasceu junto com Brasília. Em 1960, quando Brasília estava sendo inaugurada, o Elefante Branco já existia”, destacou. O evento foi acompanhado por deputados como Olair Francisco (PTdoB), Professor Israel (PDT) e Eliana Pedrosa (DEM). “Sou ex-aluna desta escola e hoje, vendo o Elefante Branco, sinto que tenho muito a fazer por este espaço”, disse Eliana, concordando com Celina que as instalações da instituição merecem atenção e recursos para melhorias.

Também ex-estudante da instituição, a secretária de Educação, Regina Vinhaes, fez questão de ressaltar a importância histórica do Elefante Branco na formação de seus alunos. “Aqui aprendi a fazer política. Não a política partidária, mas a política transformadora”, disse. Celina também lembrou o passado histórico da instituição e afirmou que o Elefante Branco formou “conceitos”. “O Elefante Branco foi mais que uma escola. Foi além de ensinar alunos. Foi aqui que nasceu o movimento de resistência esquerdista contra a ditadura militar, quando apelidaram o Elefante Branco de Elefante Vermelho. Aqui aconteciam reuniões de estudantes e membros da resistência política. Sabemos que essa instituição de ensino possui os ‘ares’ politizados em suas entranhas até hoje”, destacou.

Em seu discurso, a deputada distrital lembrou ainda a falta de investimento na Educação por parte dos últimos governos e cobrou ações urgentes para o setor. “Conhecimento gera valores, é preciso investir muito no conhecimento, não podemos deixar Brasília atrás no quesito Educação. Somos filhos de uma geração que lutou pela democracia. Muitos de nós ganhamos a democracia de mãos beijadas, mas precisamos de um país de futuro, país progressista, que invista na Educação. Não uma educação pela metade, como muitos jovens da capital hoje, que não conseguem chegar à Universidade, mas uma Educação Pública de qualidade”, frisou. Celina sugeriu, ainda, que o Elefante Branco seja tombado como Patrimônio Cultural de Brasília.

As comemorações pelos 50 anos da instituição seguem ao longo da semana. Segue programação.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 27 de abril (quarta-feira)

A partir das 8h

» Plantio de 50 árvores típicas do cerrado na área verde da escola

» Atividades esportivas orientadas pelos professores do CIEF e  show com participação de grupos de alunos, ex-alunos e amigos do CEMEB – Pátio e CIEF

A partir das 14h:

» 14h: Programa Tromba Livre Especial 50 Anos – Coordenação dos Professores Mazzaro e Lourenço Dutra

» Participação de artistas diversos (alunos, ex-alunos e amigos do CEMEB);

» Participação especial: Beto Dourah; Grupo Diga How; Oseías; Secretário da Juventude Dr. Fernando Nascimento Silva Neto; Secretário do Trabalho Dr. Glauco Rojas Ivo; Senador Rodrigo Rollemberg  e; da Presidente do Grêmio do CEMEB Patrícia de Matos

A partir das 19h:

» Os candangos – Cultura das Regiões Brasileiras Estados – Salas Temáticas

» Cultura, Turismo, Curiosidades  e Degustação de Comidas Regionais

Dia 29 de abril (sexta-feira)

A partir das 8h

» Abraço coletivo simbólico ao CEMEB – Área Externa

» Atividades esportivas orientadas pelos professores do CIEF

» Desfile Cultural dos alunos do CEMEB – Produção: Fellipe Carlos e Diogo Barbosa

» Degustação do bolo gigante

A partir das 14h

» Desfile Cultural dos alunos do CEMEB – Produção: Fellipe Carlos e Diogo Barbosa

» Boate CEMEB (Organização dos alunos) – A partir das 16h

 

Da Assessoria da deputada Celina Leão

(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03