Os pais do estudante brasiliense Artur Paschoali, desaparecido desde 21 de dezembro no Peru devem voltar para o Brasil até o fim desse mês. Segundo o engenheiro civil Felipe Paschoali, irmão do jovem desaparecido, a saúde dos dois está bastante comprometida e eles decidiram voltar. Wanderlan Vieira e Susana Paschoali estão acompanhando as buscas do filho no país vizinho desde o início do ano.
Nesta quinta (11), Felipe disse: “Meus pais estão cansados. Já fizemos tudo que podíamos”. Segundo o engenheiro, as buscas são exaustivas e isso tem feito o casar repensar a decisão em permanecer no Peru, já que “não há muito o que fazer”. “Meu pai está andando há cerca de 100 dias, por oito, nove horas por dia. Já perdeu algumas unhas dos pés, já andou por dias seguidos na chuva. Já começa a ficar mais próximo de eles voltarem”, disse. Atualmente, a mãe de Artur está em Cusco e o pai segue em expedições em cidades onde há pistas de Artur.
Artur desapareceu em dezembro passado no Peru e em março último, moradores e turistas de um povoado próximo à cidade de Quillabamba disseram ter visto uma pessoa com características semelhantes às de Artur, mas, segundo Felipe, nenhuma nova pista ou confirmação foi dada. Além disso, mesmo com doações e auxílio de conhecidos e amigos, os pais não têm mais condições financeiras de se manterem no Peru, com gastos estimados com as buscas e a presença do casal no Peru já tendo alcançado os R$ 45 mil, segundo a família.
Artur – O mochileiro entrou em contato com a família pela última vez em 20 de dezembro do ano passado, quando viajava pelo distrito de Santa Teresa, próximo a Machu Picchu, na região de Cusco. Segundo o irmão, Artur estava trabalhando em um restaurante em Santa Teresa, em troca de alimentação, hospedagem e dinheiro.
No dia 21, às 16h, ele saiu para tirar umas fotos, apenas com uma câmara fotográfica, vestindo shorts. O mochileiro deixou todas as coisas dele na casa onde estava. O local faz parte da rota de turismo na região de Machu Picchu. Mochileiros costumam percorrer trilhas pela mata e pelas montanhas. Felipe afirmou que irmão cogitava retornar ao Brasil no início de 2013. Ele entrava em contato com a família em um intervalo máximo de dez dias.
Amigos e familiares fizeram uma manifestação no mês passado, pedindo que o Itamaraty voltasse a apoiar as buscas presencialmente, após a retirada de um diplomata que acompanhava o casal nas busacas, mas o Ministério de Relações Exteriores afirmou que ajudou até onde pode e que estava na hora de aguarda o trabalho da polícia peruana, que depois de buscas sem sucesso, deixou a hipotese de desaparecimento, investigando o caso como crime.
Mensagem – Nesta quinta (11) Susana postou uma mensagem no facebook agradecendo pelas orações e relatando os acontecimentos. Leia na íntegra.
Amados,
Todos os dias tem sido para nós um aprendizado inimaginável, mas hoje, podemos dizer que está sendo um dia especial.
Quando tivemos as últimas informações de que o Artur tinha sido visto próximo a Pongo de Mainique, acesso à selva peruana, renovamos nossas energias.
Foi uma mudança tanto de rota, como de decisão, pois indo selva adentro, optamos por deixar para trás as buscas e as investigações criminais em Santa Teresa.
Desde 03 de abril, Wanderlan se encontra no norte do Peru, numa busca incansável pelas comunidades nativas, pelos rios, pelas matas.
Muitos dizem tê-lo visto. Todos se empenharam em buscá-lo junto a Wanderlan, mas transcorridos 08 dias, percebemos que Deus está nos convidando a refletir.
O que tudo isto é querendo nos dizer? Até onde necessitamos chegar?
Então, em conversa por celular hoje pela manhã, Wanderlan me pediu que fizéssemos a “entrega”. Nossa entrega irrestrita a DEUS, pois sabemos que Artur está no melhor lugar que o universo lhe concedeu.
Hoje Wanderlan começa seu retorno a Cuzco, por estradas bastante perigosas que deverá durar 03 dias e juntos, retornaremos para o convívio de nossos amados no Brasil.
Decisão dolorosa, mas consciente, pois sabemos que o Pai Amorável não permitirá que nenhum de seus filhos se perca no caminho.
Mesmo neste momento de dor intensa, precisamos ter a fortaleza para continuar nossa jornada, sabedores de que, como seres infinitos que somos, este é só mais um degrau para nossa evolução.
Então, mais uma vez, prostramos aos pés de Jesus em agradecimento a tantas bênçãos concedidas. Tantos irmãos adquiridos. Tantos laços reatados. Tantas mãos estendidas. Enfim, tanto amor emanado por almas tão maravilhosas.
Gratidão Amados, pela chama de energia que se manteve acessa por estes 111 dias.
Temos a certeza de que ela não se apagará jamais de nossos corações, ou melhor, temos a certeza de que ela se multiplicou e continuará se multiplicando e iluminando outros caminhos dolorosos, outras jornadas de lutas, outras buscas tão lindas quanto a nossa.
Nós, agora, reverenciamos cada palavra, cada mensagem, cada oração, cada sentimento emanado e todo o tempo despendido por vocês, amados, em benefício de nossa busca, pois estamos, mais do nunca, conscientes de que só nos mantivemos “vivos” nesta jornada porque recebemos ininterruptamente DOSES DE AMOR.
DEUS NO COMANDO. Sempre.
Com informações do G1.