Segundo a PF presos da Operação Calouro no DF são alunos da UnB e Católica

Publicado em: 14/12/2012

De acordo com informações da Polícia Federal, dos quatro presos no Distrito Federal pela Operação Calouro, três são estudantes da Universidade de Brasília (UnB) e uma é aluna na Universidade Católica de Brasília (UCB). A outra pessoa envolvida com a fraude nos vestibulares de medicina em universidades particulares é um médico e está foragido. De acordo com a investigação, os presos faziam as provas de vestibular e repassavam as respostas ao candidato por ponto eletrônico. 

Dois dos alunos da UnB estudam medicina e um administração. Já a aluna da UCB está matriculada no curso de medicina. Os quatro estão presos no Complexo Penitenciário da Papuda. Segundo a PF, as investigações continuam.

 

A Operação Calouro foi deflagrada na quarta (12) e prendeu 46 pessoas em 10 estados e no DF. Os presos são suspeitos de fraudar vestibulares de faculdades de medicina em várias instituições particulares do país. De acordo com o delegado-chefe da operação, Leonardo Damasceno, as quadrilhas envolvidas nas fraudes lucravam até R$ 2 milhões na época das provas.

 

Segundo as investigações, que duraram um ano e meio, pelo menos 60 candidatos do DF tentaram se beneficiar com o esquema em três vestibulares de medicina das Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central (Faciplac), entre outubro de 2011 e novembro deste ano. A Polícia Federal comunicará às faculdades os nomes dos candidatos que foram identificados durante as investigações.

 

Os suspeitos vão responder pelos crimes de formação de quadrilha, falsificação de documento, falsidade ideológica e fraude em certame de interesse público. A Polícia Federal informou que as faculdades afetadas pelas fraudes colaboraram com a investigação e não agiam de forma conivente com as quadrilhas.

Artigos relacionados