O Hemocentro do DF precisa do seu sangue!

Publicado em: 30/12/2012

O estoque do banco de sangue da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) precisa de reposição, para atender aos pacientes dos eventuais acidentes, que costumam aumentar durante as festividades de fim de ano, causando uma redução de 25% a 30% nos estoques, de acordo com informações da gerente do Ciclo do Doador da fundação, Ana Rita Carvalho. “Infelizmente as pessoas ainda bebem e dirigem, e consequentemente sofrem acidentes”, pontuou Ana. 

Ainda segundo ela, a redução dos estoques foi maior ainda este ano, por conta dos mutirões de cirurgia realizados pela rede pública de saúde. “A demanda não cresceu na mesma proporção de doadores”, lamenta a gerente. Segundo ela, a procura foi de 19%, enquanto que o crescimento de doações foi de apenas 6%. Os níveis mais baixos no banco de sangue da fundação são de sangue dos tipos O+, O- e AB-. “Eu sempre digo: tire férias da escola e do trabalho, mas não tire férias da doação”, apela Ana Rita.

 

A gerente comenta ainda que o problema se agrava pelo fato de que cerca de 25% das pessoas que chegam no Hemocentro para doar sangue não estão aptas, devido a algum problema de saúde ou momentâneo durante a triagem feita pela fundação.

 

Para doar sangue, algumas condições são necessárias:

 

Gozar de boa saúde (avaliação médica no Hemocentro);

 

Estar alimentado;

 

Não estar em uso de medicamentos;

 

Ter entre 16 a 67 anos de idade (16 e 17 anos, mediante consentimento formal do responsável legal);

 

Pesar acima de 50 quilos (descontar o vestuário);

 

Apresentar documento oficial com foto, em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade. Os documentos aceitos são: carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira profissional emitida por classe ou carteira do doador da FHB. Não serão aceitos crachás funcionais e carteiras estudantis;

 

Ter dormido pelo menos 6 horas, com qualidade, na noite anterior à doação;

 

Não praticar exercícios físicos nas 12 horas anteriores à doação;

 

Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;

 

Não ter se submetido à endoscopia há 6 meses;

 

Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva há 12 meses;

 

Evitar fumar 2 horas antes da doação.

 

O candidato à doação deve ser sincero ao responder as perguntas que lhes são feitas, não omitindo informações importantes, pois disso depende a segurança do doador e do receptor.

Artigos relacionados