CCZ do Distrito Federal promove adoções

Publicado em: 15/10/2012

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do Distrito Federal tem realizado a adoção permanente de animais abandonados pelos donos nas ruas de Brasília. Os animais recolhidos pela vigilância ambiental são levados para o canil do CCZ, passam por exames, são vacinados e liberados para adoção. Vale ressaltar que este é um serviço que não faz parte das atribuições do CCZ, que não é e nem pode ser visto como um abrigo para animais abandonados ou um centro de resgate e tratamento para encaminhar cães e gatos à adoção. A função do Centro é de combater as Zoonoses.

Os animais não são de raça nem castrados. Eles receberam a vacina antirrábica e passaram pelo exame de leishmaniose. Os interessados em levá-los para casa deverão preencher um questionário para saber qual o melhor tipo de animal para o ambiente e para a região em que mora. De acordo com a gerente do CCZ Lucía Dandurain, apenas adultos, mediante apresentação de carteira de identidade, podem adotar os animais. “A pessoa sairá com um termo de posse responsável, com um animal vacinado contra raiva e também com um exame sorológico de leishimaniose”, explica. O interessado também receberá instruções sobre a saúde do animal, a saúde pública e a posse responsável, que evita futuros abandonos. 

Quem quiser adotar um destes animais pode procurar o Centro de Zoonoses, de segunda a sexta-feira das 10h às 16h. O interessado receberá informações sobre a saúde do animal, a saúde pública e a posse responsável para evitar futuros abandonos. O canil fica na Estrada Parque Contorno do Bosque, lote 04 entre o Setor Militar Urbano e o Hospital de Apoio. 

 

Artigos relacionados