Com 72% das obras prontas, FIFA realiza segunda vistoria no Estádio Nacional Mané Garrincha

Publicado em: 09/09/2012

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama,Ilza Queiroz, e do secretário extraordinário da Copa de 2014, Cláudio Monteiro,acompanhou neste domingo (9) a inspeção feita pela FIFA e pelo ComitêOrganizador Local (COL), ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

“A visita técnica é muito importante para nós porque é a hora de trocar ideias, conferir informações, checar toda a parte operacional e ainda há tempo de ajustes e correções”, afirmou o governador.“Estamos com o calendário em dia e isso nos anima muito para fazer a aberturada Copa das Confederações e nos preparar, com bastante antecedência, para a Copa do Mundo”, destacou Agnelo Queiroz.

Com 72% das obras prontas, o objetivo da vistoriafoi planejar as operações técnicas e prestações de serviços para o dia dosjogos da Copa das Confederações e da Copa de 2014. Ao todo, 15 áreas foram avaliadas,como atendimento à mídia, segurança, tecnologia, protocolo, credenciamento,logística e transporte.

O diretor do escritório da FIFA no Brasil, FúlvioDanilas, detalhou a inspeção. “Essas equipes já trabalham sobre as plantas doestádio desde 2009. São pessoas que têm que planejar as operações. Vou dar umexemplo: os responsáveis pelas operações de mídia têm que conferir os espaços,os fluxos, onde vão chegar as vans que vão trazer os jornalistas e como elesvão se deslocar aqui dentro”, exemplificou Danilas.

“O intuito é que se estudem essas operações paratermos realmente as melhores prestações de serviço e organização possíveis, noatendimento à mídia, ao atleta, ao árbitro e ao público”, reforçou odiretor-executivo de operações e competições do COL, Ricardo Trade. “Brasília éuma sede especial e o estádio está num local privilegiado. Estamos confiantesde que a parceria aqui será bem sucedida”, acrescentou.

A delegação técnica foi composta por uma equipe de70 profissionais da FIFA, do Comitê Organizador Local (COL) e representantes doGDF. Esta foi a segunda inspeção realizada este ano no Estádio Nacional deBrasília Mané Garrincha. A primeira teve como objetivo a vistoria das obras.

O secretário extraordinário da Copa de 2014, CláudioMonteiro, avaliou a vistoria. “A alegria e a empolgação que a FIFA demonstrouneste dia de trabalhos técnicos nos emociona e nos dá a certeza de que estamosno caminho certo”, concluiu o secretário Cláudio Monteiro.

Todos os estádios das cidades-sede que receberão osjogos da Copa das Confederações são avaliados. O grupo já passou por BeloHorizonte, Rio de Janeiro e agora chegou a Brasília. Da capital federal, ocomitê segue para Salvador, Fortaleza e Recife. A próxima visita a Brasíliaacontecerá em março.

Ainda pela manhã, antes de seguir para o EstádioNacional Mané Garrincha, o governador deu as boas-vindas à delegação no Paláciodo Buriti. Participaram também da visita técnica a secretária de ComunicaçãoSocial, Samanta Sallum, dentre outras autoridades.

Andamentodas obras – Além de estarem prontas asarquibancadas inferior e intermediária, a laje que cobre o segundo pavimentoestá finalizada. Os 288 pilares com mais de 36m de altura livre, que rodeiam aarena formando a área de acesso, foram concluídos há 15 dias. Já a arquibancadasuperior, formada por peças de concreto pré-moldadas – feitas no própriocanteiro de obras e 100%prontas –, está 85% finalizada.

O anel de compressão da arena, que sustentará acobertura, também está em estágio avançado de execução, com 60% concluído. Ainstalação das luminárias, dos acabamentos (alvenarias, execução de piso, entreoutros), das instalações especiais (específicas para um estádio, comotelecomunicações e controle de acesso) e prediais (tubulações de água, de esgoto,parte elétrica, de telefonia e de combate a incêndio) está em andamento.

Com capacidade para cerca de 72 mil pessoas, aEcoarena terá assentos marcados e retráteis a uma distância inicial de apenas7,5m do campo de futebol, que por sua vez foi rebaixado 4,8m de sua alturaoriginal, permitindo maior visibilidade a todo o público. Todos os assentosestarão protegidos do sol e da chuva por uma moderna cobertura.

As áreas do público serão divididas entrearquibancada inferior, intermediária e superior. Haverá também 74 camarotes eárea especial para 2.850 jornalistas, com toda a tecnologia necessária. Osacessos ao estádio também foram projetados pensando em praticidade, segurança erapidez. A arena contará, ainda, com área social de passeio e lazer, com barese restaurantes, garantindo fluxo e aproveitamento após o Mundial.

Agência Brasília

Artigos relacionados